Aprenda Fotografia: Dicas, Artigos e Tutoriais.

Menu & Search

Que câmera comprar e como escolher sua DSLR?

9 de dezembro de 2014

que_camera_escolher

Artigo atualizado pela última vez em abril de 2015.

Talvez seja um presente de um ente querido ou talvez você simplesmente decidiu que era hora de “levar a minha fotografia para o próximo nível”. Ou talvez seja outra razão qualquer para comprar uma câmera DSLR (digital single-lens reflex) nova. De qualquer forma, você começou sua procura online e offline e logo estará fazendo um grande investimento em uma câmera.

Sem dúvida, você já se deparou com uma das velhas discussões: Canon ou Nikon? Como eu carrego uma Canon comigo, todos acham que indicarei Canon quando esta pergunta surge numa conversa. Pra adiantar o assunto: a diferença não é tão grande como parece. Elas são duas grandes concorrentes, ambas com excelentes produtos. Você não vai passar aperto com nenhuma das duas nas mãos.

Não vou citar neste artigo câmeras da Sony, Pentax, Sigma, Leica e demais marcas. Por quê? Porque 1. é mais difícil encontrar lentes para estas marcas, já que poucas pessoas usam; 2. é difícil encontrar assistência técnica; 3. poucas pessoas as utilizam no Brasil, e eu recomendo você a comprar de uma marca que possibilite a você testar mais tarde as lentes que os seus amigos possuem e que provavelmente serão Canon ou Nikon.

E então, qual modelo de câmera devo comprar? A resposta para a pergunta é longa. Se você está sem tempo, fiz uma versão resumida. Se está com tempo e quer aprender detalhadamente, leia o próximo parágrafo e o resto do texto.

—– se você quer uma resposta rápida, leia só o que está abaixo —–

 Se você quer começar a aprender descompromissadamente: Canon T3, T4, e T5 ou Canon T3i, T4i e T5i; Nikon D3100 ou Nikon D5100. Estes modelos são “de entrada”, ou seja, para iniciantes (apesar de serem também muitas vezes utilizadas por profissionais). Estas que indiquei são as DSLR que têm o preço mais em conta.

Se você quer trabalhar com casamentos e outros eventos sociais: eu indicaria uma câmera mais resistente (melhor construção) e rápida como uma Canon 60D ou Nikon D90, mas a verdade é que qualquer câmera irá servir bem para eventos sociais. O que irá te ajudar mais será possuir objetivas mais claras com estabilizador, além de um flash.

Se você quer fotografar esportes ou assuntos em alta velocidade: compre uma Canon 7D ou Nikon D7000 (para citar as baratas). A capacidade destas de disparar várias fotos por segundo são uma grande vantagem no mundo dos esportes. Além disso, seus sensores APS-C e o crop gerado em objetivas feitas para sistema 35mm te darão a vantagem de manter uma distância a mais do perigo, se você precisar.

Se você quer fotografar macro (coisas pequenas ou quase microscópicas): não depende da câmera, depende mais da objetiva. Se quiser um line-up de objetivas baratas para iniciantes em Macro, vá de Nikon. Se estiver afim de fotografia Macro “a sério”, vá de Canon pois ela oferece em seu line-up a famosa MP-E 65mm f/2.8 com ampliação até 5x.

Se você quer fotografar paisagens: procure câmeras que possuam “weather sealing”, vedação contra intempéries climáticas como frio, poeira, água e outras coisas que um fotógrafo que está sempre em contato com a natureza precisará. A Canon 5D Mark III e a Nikon D800 são excelentes para isto. Existem outras mais baratas também. =)

Se você quer alta resolução com grande nitidez, para poder imprimir em grandes formatos:  Na Canon você pode escolher a Canon 5Ds R, com seus incríveis 50MP. E em caso de Nikon vá de  Nikon D800E. Com resolução quase de médio formato esta câmera foi feita especialmente pra quem precisa de grandes arquivos para grandes impressões.

Estou começando, não tenho grana e não posso ficar escolhendo: se você está na pele da maioria das pessoas que vai comprar uma DSLR pela primeira vez e não trabalham com fotografia e também não tem dinheiro para ficar escolhendo câmeras, não quebre demais a cabeça: escolha logo a DSLR mais barata (Canon T3 ou Nikon D3100) e seja feliz. Guarde seu dinheiro para investir em objetivas, quando sentir necessidade de outras além da que vem com a câmera. Vale a pena também comprar uma câmera antiga usada, como uma Canon 20D ou 30D, desta forma você economiza mas compra uma câmera mais robusta e mais bem acabada que as de entrada.

Todas estas câmeras vão servir para o principal: fotografar. Algumas te ajudarão mais com umas coisas do que com outras, mas nada impede que você fotografe esportes com uma Nikon D3100 por exemplo. No fim das contas, vai contar mais o fato de você como fotógrafo conhecer as limitações de seu equipamento e descobrir formas de contorná-las.

—– se você queria a resposta rápida, pode parar de ler aqui —–

A primeira coisa que eu digo a alguém querendo comprar uma nova DLSR é para ir a uma loja e ver as câmeras disponíveis. Pegue uma Nikon e uma Canon. Se na sua cidade não houver lojas do ramo, peça a um amigo que tenha a câmera/marca a ser testada para lhe emprestar a câmera. Aqui estão algumas coisas que você deve procurar ao manusear a câmera.

Como você vai usar a câmera?

Esta é uma questão importante porque ajuda a determinar uma série de parâmetros, como preço (leia a parte resumida do artigo de novo). Quer algumas fotos no quintal de casa com as crianças brincando? Você não precisa de uma Nikon D800, mesmo se você tiver os recursos para comprá-la. Você não vai para o inferno se você gastar mais, mas você pode utilizar seu dinheiro melhor não comprando a top de linha. Você sinceramente espera ganhar dinheiro com sua câmera? Casamentos, ensaios, etc? Então você vai querer esticar o seu orçamento, porque você vai querer uma câmera que resista a um pouco mais de abuso e talvez tenha uma taxa de processamento mais rápida (ninguém gosta de ficar esperando a foto ser salva enquanto as coisas acontecem). Você quer trabalhar com publicidade e obter fotos com capacidade para grandes impressões, talvez você deva esticar ainda mais o orçamento e comprar uma câmera com alta resolução, objetivas da melhor série e quem sabe, talvez até pensar em utilizar equipamento de médio-formato (se você não sabe o que é, você não precisa de um).

Como ela fica e suas mãos?

Este é um dos aspectos mais importantes de qualquer câmera. Contagem de pixels e modos de foco automático são ótimos para debate, mas se você não a sentir confortável de se segurar, você não vai estar querendo pegá-la daqui a seis meses e você terá perdido o seu dinheiro na última “Câmera das Mil Maravilhas”. Não apenas deve ser o peso apropriado para seu tamanho e para o trabalho que você vai fazer (seria péssimo fotografar um evento de 8 horas com 5kg nas mãos), mas o aperto também deve ser confortável. Pessoas com mãos menores vão se sentir mais confortáveis com uma Canon Rebel T3i do que uma Canon 5D Mark II.

O menu e botões parecem intuitivos pra você?

Além de ter o peso e tamanho, dê uma olhada nos menus da câmera. Todos os fabricantes têm caminhos diferentes através das dezenas de características embutidas nos componentes eletrônicos das câmeras modernas. Embora eu tenha aprendido a navegar nos menus Nikon razoavelmente bem, eu prefiro os da Canon. Com a câmera na mão, veja se você pode facilmente mudar encontrar os botões de ISO, velocidade do obturador, Abertura, Balanço de Branco, o modo de foco, exposição e medição. Essas são algumas das funções mais usadas e se elas não parecem intuitivas para você, ou fáceis de encontrar, utilizar a câmera torna-se uma grandessíssima encheção de saco.

Você precisa de todas as perfumarias?

Contax-s

A maioria das fotografias mais geniais vistas nos últimos 50 anos da fotografia foram tiradas em câmeras simples com esta Contax S.

As câmeras estão se tornando mais e mais robustas em suas funcionalidades. Medição Matricial em 4 dimensões. Modo hiper silencioso de foco. Doze quadros por segundo. E assim por diante. Eu vou desempenhar o papel de velho rabugento mal-humorado por um momento e dizer-lhe que a única coisa que você precisa é ser capaz de ajustar a velocidade do obturador, abertura de diafragma e ISO, e só. Sei que é simplista, mas a verdade é que a maioria das fotografias mais geniais vistas nos últimos 50 anos da fotografia foram tiradas sem todos aqueles modos especiais.

Medição de luz é importante, mas ainda mais é a sua capacidade de olhar para uma cena, julgar os altos e baixos e fotografar de acordo. Tudo o que você realmente precisa é a sua própria medição da luz do lugar, bom senso e prática. Eu sei que não é tão divertido quanto ter 349 pontos de medição que vão lidar com toda a parte de pensar para você.

Liste o que você quer fotografar

Em posse das respostas para estas perguntas, você vai perceber que não é um bicho de sete-cabeças escolher uma DSLR porque você diminui a lista do que e como você quer fotografar. É também importante ter uma idéia de equipamento (incluindo lentes, que dariam outro texto de como escolher) e é aí que a internet entra. Existem várias lojas que vendem câmeras a preços bons. Além de encontrar sites que fazem avaliações e comparações de câmeras, lentes e equipamentos. Então, é só entrar e olhar. E qualquer coisa, só entrar em contato comigo pelos comentários.

Comentários

comentários

Tags de posts

Comentários neste post

  1. Leandro disse:

    Quero fotografar, objectos e pessoas, e gravar alguns vídeos, estou apostando no preço de uma Canon 1300D/100D, Nikon d3300. Estou muito indeciso, se alguém me poder ajudar agradecia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite e aperte enter para pesquisar