Categorias
Tutoriais

Foto com efeito na água – Como fazer

Hoje na sessão “Como faz”: uma longa exposição feita em cima de um barco em movimento, durante o nascer do sol. Uma fotografia com efeito na água, que fica com aspecto borrado, ou gelatinoso.

Hoje na sessão “Como faz”: uma longa exposição feita em cima de um barco em movimento, durante o nascer do sol. Ensino como fazer uma foto com efeito na água, que fica com aspecto borrado, ou gelatinoso. Se você não sabe o que é uma longa exposição, veja aqui.

Longa Exposição - foto com efeito na água - efeito borrado
Canon 5D Mark II + 16-35mm f/2.8 – 3,2s – f/8 – ISO 100

A foto acima é o resultado de uma longa exposição, portanto, uma velocidade lenta de obturador. Na parte inferior temos a água com efeito borrado, ou seja, com efeito de gelatina. Na parte superior temos o céu.

Veja aqui como fazer uma foto da via láctea com a mesma técnica.

Como borrar o movimento da água

Tudo o que se movimenta pode ser borrado quando se configura corretamente o tempo de exposição da foto. No caso, o movimento mais aparente na situação acima eram as ondas formadas pela correnteza do rio e o movimento da câmera em relação ao rio gerado pelo “andar” do barco.

O movimento das nuvens no céu não sofreu muitas alterações porque, em relação à posição da câmera, elas estão bastante distantes. Sendo assim, não geram borrão aparente em seu movimento.

Neste tipo de fotografia, quando maior o tempo de exposição, mais borrada ficará a água. Além disso, quanto mais movimento tiver na superfície do lago, rio ou mar que você estiver fotografando, menos tempo você precisará para borrar muito. Quanto menos movimento, mais tempo para ocorrer o efeito de borrão.

Como fazer uma longa exposição

Para fazer um foto com este efeito de borrão e/ou gelatina na água precisaremos de:

  • tripé, já que trabalharemos com longas exposições (velocidades mais lentas de obturador);
  • uma câmera que possa ser operada no modo manual, para termos controle sobre o tempo de exposição.

Fazendo o efeito borrado com a câmera

Para fazer a foto, posicionei o tripé no ponto mais extremo do barco, de maneira que nenhum detalhe dele aparecesse. Fotometrei (medi a luz do local de acordo com as configurações da máquina) apontando para as nuvens, pois queria que elas fossem o ponto médio de iluminação, facilitando seu reflexo na água.

Em longas exposições, qualquer movimento ou trepidação na câmera vai acabar borrando a fotografia (por isto o uso do tripé). Como estava posicionado em um barco pequeno com motor, havia bastante trepidação. Esperei um momento em que o motor do barco foi desligado para que a trepidação gerada não afetasse a foto.

Defini o tempo de 3,2 segundos de exposição porque foi o que julguei necessário para borrar a água naquela situação com movimento do barco e pouco movimento da água. Não há uma fórmula para achar o tempo certo de exposição que borre o movimento. A prática é a melhor fórmula.


Você pode também querer aprender como fazer uma foto com técnica de panning, borrando o fundo com movimento ou como fazer fotos da via láctea.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *