Categorias
Como operar a câmera no manual Teoria e técnica

Diafragma e Abertura da Lente – Como funciona a câmera

Neste artigo você vai saber como funciona o diafragma e a abertura da lente. Vamos entender o que a objetiva da câmera controla e quais efeitos podemos alcançar. Vou abordar aqui também como desfocar o fundo das fotos.

Neste artigo você vai saber como funciona o diafragma e a abertura da lente. Além disso vamos entender o que a objetiva da câmera controla e quais efeitos podemos alcançar. Vou abordar aqui também como desfocar o fundo das fotos. Este artigo é composto de  5 partes:

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

Assim como a sensibilidade ISO explicada no artigo anterior, o diafragma da objetiva também controla a quantidade de luz captada pela câmera. No entanto ele faz isto de uma maneira um pouco diferente. Primeiramente veja a animação abaixo.

Gif Animado movimento de diafragma e abertura da objetiva

Como você pode ver o diafragma é um dispositivo composto por lâminas que aumenta ou diminui a passagem de luz dentro da objetiva da câmera. Em outras palavras, quanto mais aberto, mais luminosidade passa pela lente, quanto mais fechado, menos luz.

A melhor analogia é a de uma torneira: quanto mais aberta, mais água escorre por ela. À medida que a fechamos a torneira, o fluxo da água vai diminuindo. O mesmo acontece com a luz ao passar pelo diafragma.

O tamanho da abertura do diafragma é indicado em numerações f/x. Quanto maior o numero f/x, menor é a abertura da objetiva. Por exemplo, em f/22 teremos um diafragma bastante fechado, enquanto em f/2 teremos um diafragma mais aberto.

O que significa o f da câmera?

O número indicativo do diafragma pode confundir um pouco no começo, mas não é muito difícil entendê-lo. A sigla f/x é uma equação, onde “f” representa a distância focal da objetiva dividida por um número. Esta equação nos dá o tamanho exato do diâmetro da abertura da objetiva.

Por exemplo, em uma objetiva 110mm, teremos que o diâmetro da abertura em f/2.8 será 39mm (3,9 cm).

100 ÷ 2.8 = 39
Explicação abertura e diafragma

Já em f/22 teremos uma abertura de 5mm (0,5 cm), permitindo portanto a passagem de uma quantidade menor de luz que em f/2.8.

100 ÷ 22 = 5
Como é medida a abertura da lnete

Por isso quanto maior a distância focal de uma objetiva, maior terá que ser a sua “boca” para manter grandes aberturas de diafragma. Tomemos por exemplo uma Canon EF 200mm f/2. Para atingir um diafragma de f/2 a objetiva precisa ter uma abertura de 100mm (10 cm), resultando nesta monstruosa (e caríssima) objetiva que você pode ver na imagem abaixo.

Abertura da Canon EF 200mm f/2L IS USM

Como desfocar o fundo das imagens?

Aha! Chegamos à parte que a maioria dos iniciantes em fotografia têm interesse. O diafragma é a parte principal dentro do processo fotográfico que controla a profundidade de campo. Em outras palavras, o famoso e tão desejado ato de “desfocar o fundo” em termos leigos. Veja abaixo como controlar este efeito em suas imagens.

Profundidade de Campo, diafragma e abertura da lente

A abertura da nossa objetiva vai ser a principal variável que controla a profundidade de campo em nossas fotografias. A profundidade de campo é a área dentro do campo de visão onde teremos nitidez. Esta área pode ser curta, como nos casos em que o fundo fica desfocado, ou longa, como nos casos em que tudo está em foco desde o início até do campo de visão da lente.

Exemplo alta e baixa profundidade de campo

Abrindo ou fechando o diafragma da objetiva, controlamos o tamanho esta área de nitidez dentro da imagem. Isto é demonstrado na imagem abaixo, onde no primeiro item o diafragma encontra-se aberto, permitindo uma profundidade de campo que engloba somente a modelo do meio, deixando as da frente e as de trás desfocadas.

Diagrama de exemplo de profundidade de campo

No segundo exemplo da imagem acima o diafragma está completamente fechado. Em uma abertura tão pequena (número f alto) a profundidade de campo aumenta consideravelmente, deixando todas as pessoas de exemplo na imagem em foco.

O diafragma da lente tem a ver com o foco da câmera?

Quando fazemos o foco antes de fotografar estamos escolhendo onde a profundidade de campo vai repousar. Ou seja, escolhendo onde vai estar nítido.

Na primeira imagem do exemplo acima, em f/2.8, se escolho focar na pessoa do meio, deixo as restantes fora de foco. Porém se escolho focar na primeira pessoa da fila, deixo as demais atrás dela desfocadas.

Nem toda objetiva oferece grandes aberturas de diafragma. O valor máximo e mínimo de f/x muda de objetiva para objetiva. Você deve olhar o manual da sua lente para obter esta informação. Veja abaixo mais dois exemplos de profundidade de campo controlada pelo diafragma.

Garoto dando salto mortal de cima de deck na Ilha do Marajó

Em f/8 obtive uma alta profundidade de campo na imagem deixando em foco desde os elementos frontais até os elementos posicionados no horizonte.

Retrato de modelo com fundo desfocado
Foto criada por Neto Macedo

Como o diafragma foi configurado em f/1.4 obtive uma grande abertura, reduzindo drasticamente a profundidade de campo da imagem.

É importante lembrar que ao fechar o diafragma a quantidade de luminosidade a entrar na câmera diminui. O contrário acontece quando se abre o diafragma. Muita luz passa a entrar de uma vez. Esta luminosidade deve ser compensada utilizando-se as outras ferramentas: velocidade de obturador e sensibilidade ISO.

O que mais influencia na profundidade de campo de uma fotografia, além da abertura?

Comparativamente, não somente a abertura controla a profundidade de campo de uma imagem. Dois outros fatores influenciam muito a PdC final de uma fotografia:

  • a distância focal da objetiva
  • a distância do fotógrafo até o objeto e o objeto do fundo.

Quanto maior a distância focal de uma objetiva, menor será a profundidade de campo. Ou seja, em termos leigos (e errados, porém mais fáceis de entender), quanto mais “zoom” a objetiva oferece, menor será a profundidade de campo.

Adicionalmente, quanto mais próximo o fotógrafo estiver do tema fotografado, e mais distante o tema fotografado esteja do fundo, menor será a profundidade de campo.

Por exemplo, na foto abaixo utilizei uma objetiva 300mm com diafragma configurado em f/13, uma abertura que normalmente não nos ofereceria uma profundidade de campo rasa. No entanto, por utilizar uma objetiva com grande distância focal e também por estar muito próximo ao modelo e o modelo muito distante do fundo, obtive uma profundidade de campo bastante reduzida.

Exemplo de imagem com fundo desfocado com teleobjetiva

Como a distância focal da objetiva também interfere na profundidade de campo, quando utilizamos objetivas grande angulares (com baixa distância focal) vamos quase sempre obter uma alta profundidade de campo. Mesmo em aberturas de diafragma muito grandes.

Na imagem abaixo o diafragma foi configurado em f/2.8, uma abertura grande. Mesmo assim, devido à pequena distância focal de 16mm oferecida pela objetiva, a profundidade de campo continua alta. Porque quanto menor a distância focal maior será a Profundidade de Campo.

Paisagem de neve com Aurora Boreal

Como configurar a abertura e a câmera?

Agora que você já entende sobre o ISO e o Diafragma, você já tem um pouco de controle sobre sua imagem.

Por exemplo: na hipótese de você desejar uma alta profundidade de campo, em outras palavras, não desfocar o fundo, pode-se fechar o diafragma e compensar a pouca quantidade de luz a entrar na objetiva aumentando a sensibilidade ISO. Se o objetivo for o contrário, desfocar o fundo aumentando a abertura, pode-se compensar a grande quantidade de luz a entrar na câmera diminuindo o a sensibilidade ISO.


Na hora de fotografar, faz-se um balanço entre o ISO, abertura de diafragma e velocidade de obturador  para alcançar a luz ideal. Mas tudo isto fica para o último artigo, onde falo de fotometria.

Veja outros artigos parte desta série para aprender a operar a sua câmera no modo manual:

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

Curso de Fotografia Online

Se estiver tendo dificuldades para aprender sozinho como operar a câmera no modo manual, ofereço um Curso Online de Fotografia onde ensino tudo sobre diafragma, abertura da lente, como desfocar o fundo e muito mais

Se você usar o cupom AF25 ganha 25% de desconto na matrícula. Só porque você é leitor do blog!

São mais de 360 minutos de aulas em uma linguagem simples e descomplicada bem fácil de aprender. Você ainda tem direito à uma aula individual de 30 minutos com o professor por vídeo chamada. O conteúdo fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Você também pode ver os meus cursos presenciais clicando aqui.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

9 respostas em “Diafragma e Abertura da Lente – Como funciona a câmera”

Esclarecedor! Objetivo, simples e prático para entender. Estava com umas pequenas dúvidas que consegui tirar de letra lendo este artigo. Obg por compartilhar.

Porque as câmeras dos programa de TV (com repórteres falando na rua) sempre parecem ter uma profundidade de campo gigantesca ? Assim como nossos celular tb ?

Porque a profundidade de campo é diretamente influenciada pela distância focal das lentes, e a distância focal das lentes é diretamente influenciada pelo tamanho dos sensores. Quanto menores os sensores, menores as distâncias focais. Quanto menores as distâncias focais, maiores as profundidades de campo (mais coisas em foco), mesmo que a lente tenha grande abertura (é o caso dos iPhones novos, que tem abertura 1.8 mas não desfocam o fundo, a não ser fazendo uso de Inteliência Artificial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *