Categorias
Como operar a câmera no manual Teoria e técnica

Como funciona o ISO – Modo manual da câmera

Neste texto você vai saber como funciona o ISO (sensibilidade do sensor) da máquina fotográfica e quais efeitos da imagem ele controla no modo manual da câmera.

Neste texto você vai saber como funciona o ISO (sensibilidade do sensor) da máquina fotográfica e quais efeitos da imagem ele controla no modo manual da câmera. Este artigo é composto de  5 partes:

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

Quando eu era pequeno a minha mãe me mandava à loja de fotografia comprar filme fotográfico sempre que houvesse algum evento em casa ou quando fôssemos viajar.

Quando chegava lá e pedia pelo filme, a atendente perguntava “Qual ISO você quer?”. Eu, consequentemente, não tinha ideia do que falava e fazia aquela cara de “não entendi, me explica”. Ela então perguntava: “você vai fotografar à noite numa festa ou de dia com sol”? E então de acordo com a minha resposta, ela me entregava um filme com uma sensibilidade ISO mais indicada para o tipo de situação que eu fosse fotografar.

ISO é a velocidade com que o sensor registra a imagem

A Sensibilidade ISO é indicada por números inteiros (ex: 100, 200, 1600, 3200) que apontam o nível de sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior o número, maior a sensibilidade. Ou seja, no exemplo de quando eu era criança, se fosse fotografar em uma praia com sol, utilizaria um filme ISO 100, e se fosse fotografar uma festa de aniversário à noite, utilizaria filme ISO 800.

Nada nos impede de usar um ISO alto em ambientes de muita luz e um ISO (sensibilidade) muito baixo no escuro, é o que controlamos no modo manual. Mas em geral funciona assim: quanto maior o ISO melhor o sensor capta a luz disponível. Portanto, em cenas escuras, tende-se a aumentar a sensibilidade ISO da câmera (para que a foto não fique escura) e em locais claros tende-se a diminuir o ISO (para que a foto não fique superexposta ou “estourada”).

Efeitos gerados pelo ISO

Utilizar altas sensibilidades ISO nos ajuda a fotografar em ambientes cada vez mais escuros. Entretanto temos um efeito muitas vezes indesejado: a granulação (ou ruído). Quanto maior o ISO, maior será o ruído gerado na imagem. Veja o gráfico:

Gráfico - Sensibilidade ISO e Granulação

Assim sendo, a quantidade de ruído em uma imagem depende muito da câmera utilizada. Câmeras mais caras e mais modernas conseguem controlar o ruído em um ISO mais elevado, entretanto toda câmera terá granulação a partir de determinado grau de ISO. Faça o teste na sua e descubra você mesmo os limites da sua câmera.

Abaixo, dois exemplos de fotografias realizadas em uma câmera Canon 5D Mark II. Na primeira imagem utilizei um ISO muito baixo. Na segunda, um ISO muito alto, gerando ruído.

Como funciona o ISO no modo manual - Iso baixo

Foto com ISO 100 (baixa sensibilidade). Nenhuma granulação. Veja detalhe da imagem ampliada no canto inferior.

Foto com ISO alto e muito ruído e granulação

Foto com ISO 6400 (alta sensibilidade). Taxa de ruído elevada. Veja detalhe de como funciona o ISO alto.

Porque temos ruído em alta sensibilidade?

Antigamente nas câmeras analógicas, a sensibilidade do filme era definida pelo tamanho do grão de nitrato de prata no filme. Quando maior o número ISO, maiores os grãos. Um grão de prata maior capta mais luz que um grão menor. Por isso, ao se utilizar sensibilidades ISO muito altas, ficava mais nítido cada grão queimado dentro do negativo, e isto causava a granulação da imagem.

Nas câmeras hoje temos um sensor digital ao invés de um negativo com químico, por isso o grão digital funciona de maneira diferente.

Por exemplo: na década de 80 eu tinha um tio fanático por um time de futebol Europeu. Para acompanhar os jogos, ele dispunha de um rádio modificado, com a potência da antena ampliada. A ideia era captar o sinal de rádio fraco vindo de outro país, o que era conseguido. Como o grau de sensibilidade da antena era muito maior, consequentemente captava ele também outras rádios e outras interferências. Como resultado a transmissão vinha cheia de ruído, na forma de chiados e interferências.

O exemplo do rádio do meu tio é exatamente o que acontece nos sensores de nossas câmeras. Quando aumentamos o ISO, aumentamos a potência de cada célula do nosso sensor.

Em sensibilidades muito altas outras informações começam a aparecer na imagem: raios ultra-violeta, ondas de rádio, calor, e por aí vai. Estas informações começam a interferir na informação de luz, e por isso o ruído na imagem.

Qual ISO usar no modo manual?

Na hora de fotografar, faz-se um balanço entre o ISO, velocidade de obturador e abertura de diafragma para alcançar a luz ideal. Como funciona o ISO? Em equilíbrio com as outras variáveis. Mas tudo isto fica para o último artigo, onde falo de fotometria.

Veja outros artigos parte desta série para aprender a operar a sua câmera no modo manual:

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

Curso de Fotografia Online

Se estiver tendo dificuldades para aprender sozinho como operar a câmera no modo manual, ofereço um Curso Online de Fotografia onde ensino tudo sensibilidade ISO e muito mais.

Se você usar o cupom AF25 ganha 25% de desconto na matrícula. Só porque você é leitor do blog!

São mais de 360 minutos de aulas em uma linguagem simples e descomplicada bem fácil de aprender. Você ainda tem direito à uma aula individual de 30 minutos com o professor por vídeo chamada. O conteúdo fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Você também pode ver os meus cursos presenciais clicando aqui.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

3 respostas em “Como funciona o ISO – Modo manual da câmera”

Olá, tudo bem? Muito obrigada por esta série de artigos. Seu site está me ajudando muito, e nunca aprendi tanto sobre fotografia com tanta facilidade e rapidez. O design é limpo, as cores bem escolhidas e as imagens bem feitas. Muito obrigada por todo o trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *