Categorias
Como operar a câmera no manual Teoria e técnica

Obturador e tempo de exposição – Como funciona a câmera

Neste texto você vai saber mais sobre o obturador e tempo de exposição, como a câmera funciona e quais efeitos da imagem ele controla.

Neste texto você vai saber mais sobre o obturador e tempo de exposição, como a câmera funciona e quais efeitos da imagem ele controla. Este artigo é composto de  5 partes:

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona o obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

Você já deve ter passado por isto em algum momento da vida. Ao fotografar com seu celular em um lugar escuro, como em um bar ou uma festa durante a noite percebeu que o rosto ou o braço de alguma pessoa ficou borrado.

Isto aconteceu porque a câmera do seu celular mediu a luz na fotografia e, ao notar que ainda estava escuro, resolveu aumentar o tempo de exposição. Em outras palavras, o tempo que em que a luz ficou sensibilizando o sensor da sua máquina.

A partir do exemplo acima, dá para perceber que, assim como a sensibilidade ISO, o obturador também controla a quantidade de luz que irá entrar na nossa fotografia.

O que é o obturador da câmera?

O obturador da câmera fotográfica é o dispositivo que abre e fecha dentro da câmera para controlar quanto a tempo a luz ficará atingindo o sensor dentro da máquina. É ele que faz o barulhinho de “click” quando apertamos o botão de disparar a foto.

gif_movimento_obturador
O obturador de uma câmera filmado em super câmera lenta. Assim é possível ver o obturador abrindo e fechando.

Quanto mais tempo a luz permanecer no sensor, mais luz teremos na imagem. Ou seja, mais clara ficará a fotografia.

Assim como com o diafragma, é possível fazer uma analogia com uma torneira. A água que sai da torneira é a luz e o balde logo abaixo o sensor da câmera. Se deixarmos a torneira aberta por 2 segundos vamos ter meio balde cheio. Se a deixarmos aberta por 4 segundos, encheremos completamente o balde.

Exemplo e explicação de tempo de exposição e obturador e como funciona a câmera- Analogia com torneira
Certamente o exemplo acima mostra bem o que acontece. Quanto mais tempo aberto, mais luz.

Por isso a velocidade do obturador é controlada pelo tempo de exposição, que é sempre indicado em segundos. Como na maioria das vezes utilizamos uma velocidade muito rápidas (por isso o barulho de click rápido da câmera), o mais comum é utilizar frações de segundos. Podemos ter exposições de 1/100s, 1/500s, 1/1000s, e assim por diante Sendo que 1/100s seria um centésimo e 1/1000s, um milésimo de segundo.

Qual o limite de tempo de exposição na câmera?

Por outro lado nada impede que você realize exposições mais longas com a sua câmera. É possível tirar fotografias com exposições de vários segundos, como na fotografia abaixo com exposição de 30 segundos, ou na foto subsequente, que foi produzida com uma exposição de 672 segundos. Ou seja, quase 12 minutos.

Imagem da Via Láctea em estrada deserta, foto de estrelas, astrofotografia

Veja aqui um tutorial de como fazer uma longa exposição como na imagem acima, uma foto da via láctea.

Fotografia de estrelas com um longo tempo de exposição, startrail

Nesta imagem foram utilizados incríveis 672 segundos de exposição. São quase 12 minutos com a câmera parada, captando uma única fotografia.

Como borrar o movimento na fotografia?

Como você já percebeu com o diafragma e com o ISO, todos os três fatores de controle da câmera geram efeitos colaterais. Não seria diferente com o obturador. O efeito que ele nos oferece é borrar ou congelar o movimento dos objetos e pessoas que fotografamos.

Sempre que um objeto se move em frente à câmera fotográfica, sua imagem projetada sobre o sensor também se move. Se o movimento do objeto é rápido, ou se o obturador fica aberto por um tempo relativamente longo, esta imagem em movimento será registrada como um borrão. Portanto podemos dizer que temos que criar uma relação entre a velocidade do objeto e o tempo de exposição para borrar ou congelar o movimento.

Borrão de movimento de caminhão em uma estrada

Na imagem acima o carro ficou borrado porque um tempo de exposição mais longo foi configurado na hora da fotografia. O tempo que o obturador ficou aberto permitiu à câmera captar o carro em vários momentos.

E se eu quiser congelar o movimento na fotografia?

Se o tempo de exposição for reduzido o borrão também será reduzido ou até eliminado. Um tempo de exposição curto pode congelar o movimento de um objeto.

Modelo saltando congelada no ar, alta velocidade de obturador

Na imagem acima o movimento da modelo saltando foi congelado na imagem. O tempo de exposição foi curto e por isso não vemos nada borrado.

Um bom fotógrafo saberá usar este efeito como recurso visual para suas imagens para imprimir uma sensação de movimento ou não às suas fotografias. Certamente o tempo de exposição é um dos recursos mais usados para criar efeitos nas fotos.

Veja aqui o meu curso de fotografia noturna e astrofotografia.

Tripés: acessórios indispensáveis

Você já deve ter percebido que não é possível utilizar longos tempos de exposição segurando a câmera na mão. Porque é impossível manter a câmera 100% parada nas mãos enquanto uma longa exposição é realizada. O movimento de trepidação da mão borraria a foto por completo. Por isso é necessário que você utilize um tripé (ou pelo menos uma superfície fixa) para apoiar a câmera.

Cuidado na hora de comprar o seu tripé, certifique-se de que ele suporta o peso da sua câmera e que é fácil de manusear, para você não perder tanto tempo em sua montagem e/ou compondo a sua foto.

Em breve: artigo sobre tipos de tripés e qual o melhor para seu tipo de fotografia.

Na hora de fotografar, portanto, fazemos um balanço entre o ISO, velocidade de obturador e abertura de diafragma para alcançar a luz ideal.

Mas calma lá! Tudo isto fica para o último artigo, onde falo de fotometria e finalizo a minha série onde explico como funciona a câmera fotográfica.


Veja outros artigos parte desta série para aprender como operar a câmera no modo manual:

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona o obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

Curso de Fotografia Online

Se estiver tendo dificuldades para aprender sozinho como operar a câmera no modo manual, ofereço um Curso Online de Fotografia onde ensino tudo sobre tempo de exposição e obturador e muito mais.

Se você usar o cupom AF25 ganha 25% de desconto na matrícula. Só porque você é leitor do blog!

São mais de 360 minutos de aulas em uma linguagem simples e descomplicada bem fácil de aprender. Você ainda tem direito à uma aula individual de 30 minutos com o professor por vídeo chamada. O conteúdo fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Você também pode ver os meus cursos presenciais clicando aqui.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

3 respostas em “Obturador e tempo de exposição – Como funciona a câmera”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *