Categorias
Teoria e técnica

Como fazer fotos mais nítidas?

Saiba como extrair o máximo de nitidez da sua objetiva e a relação entre diafragma, megapixels e nitidez nas imagens.

Como fazer fotos mais nítidas? Se quiser chegar no ápice da nitidez máxima que sua objetiva pode oferecer, vá ao www.dxomark.com. O laboratório tem como foco fazer justamente este tipo de teste. Lá você pode ver os testes em laboratório feitos com a sua lente (e de preferência sua câmera também).

Descubra em qual distância focal e abertura o conjunto ótico da sua objetiva se comporta melhor. Por exemplo, a minha Canon EF 16-35mm f/2.8L USM II tem seu máximo de nitidez em f/8 e 20mm.

Teste de nitidez - Canon 16-35mm f/2.8
Veja no gráfico acima: as áreas verdes tem maior nitidez, e as vermelhas a pior. A linha horizontal apresenta distância focal e a vertical a abertura.

Em geral, lentes de distância focal fixa tem maior nitidez que as zoom. Mesmo assim, uma regra vale para todas. O meio do caminho do diafragma geralmente é a zona de maior nitidez.

Por exemplo, numa Nikkor AF-s 50mm f/1.8G tanto com o diafragma muito aberto (f/1.8) quanto muito fechado (f/22) apresentam problemas de nitidez nas áreas em foco. Em f/9, o meio do caminho entre abertura mínima e máxima, entrega o máximo de nitidez possível para esta objetiva.

O problema de nitidez decorrente de diafragmas muito fechados se chama difração e você pode ler mais sobre aqui. A difração é um fenômeno que suaviza as arestas e todo o quadro da imagem.

Megapixels aumentam a nitidez?

A quantidade de megapixels da câmera também conta. Não adianta ter uma objetiva super nítida de 15.000 reais e usá-la numa câmera de 10 megapixels. Isso porque o nível de detalhe gerado pela objetiva não será capturado pelo sensor com poucos megapixels.

demonstracão exemplo de nitidez
Veja o recorte desta mesma imagem abaixo.

Por isto não é vantagem utilizar uma objetiva ruim e pouco nítida em uma Nikon D800 (36 megapixels) ou em uma Canon 5Ds (50.6MP). Todos os defeitos da lente ficarão nítidos e claros na imagem.

Num exemplo contrário, ao utilizar a mesma objetiva ruim em uma câmera de 8MP (por exemplo), não teremos tanta diferença para uma objetiva mais nítida. Isso porque os defeitos de nitidez têm menor probabilidade de ficarem evidentes por causa da baixa resolução.

Precisa se preocupar com nitidez?

Para finalizar, todo este papo de nitidez não se aplica a fotos pequenas e nem a imagens que serão postadas em redes sociais, para visualização em monitores comuns. Este tipo de preocupação só será recorrente no dia-a-dia de fotógrafos que precisem imprimir suas imagens em tamanhos muito grandes.

Se você não faz parte deste grupo de pessoas que imprimem imagens em impressoras de altíssima qualidade e em grandes formatos, viva sua vida como se nunca houvesse lido este post. Preocupe-se mais com o que acontece dentro do quadro da sua imagem, e menos com os níveis de nitidez. Você terá muito mais a ganhar.

Espero que tenha gostado do post. Ele é curto mas a ideia é ir diretamente no ponto de como fazer fotos mais nítidas.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *