Neste vídeo faço uma breve explicação de como escanear negativos coloridos (c-41) e encontrar a coloração correta dos mesmos utilizando o programa VueScan, qualquer scanner, Lightroom e Photoshop. Vou mostrar exclusivamente como podemos transformar nosso negativo em um arquivo digital através de um scanner.
A ideia central de todo filme transparente é que uma luz seja projetada por ele pra que a imagem possa ser copiada. Por isso, todo scanner que possua a função de digitalizar negativos, possui dois mecanismos.
Em um deles a luz passa para retroiluminar a transparência. Do outro lado o sensor do scanner passa fazendo o registro da imagem gravada no filme. O mesmo vai se para você que fotografa seus negativos contra um fundo iluminado e branco.
Como interpretar negativos coloridos
Para digitalizar os negativos coloridos da maneira como ensino aqui e encontrar a cor correta, é necessário que você saiba editar fotos no Lightroom.
As etapas em suma:
- Scan do quadro em formato .dng RAW direto do scanner com todas as informações;
- processamento deste arquivo RAW no Lightroom para gerar um JPEG de alta resolução sem contraste;
- finalização do contraste e ajuste fino de tons no Photoshop.
Não é a solução mais elegante, mas funciona muito bem na hora de digitalizar negativos. Principalmente para quem já domina o Lightroom e não quer ser obrigado a aprender a operar outro software. Sobretudo se este software servir só para usar o scanner.
O segredo é principalmente não tentar mudar demais a exposição original do negativo. Filmes infelizmente não funcionam como um arquivo RAW digital. Sobretudo ao tentar clarear ou escurecer demais, caso em que todos os tons serão distorcidos.
Certamente o vídeo é um pouco longo, mas espero que ao fim de vídeo você consiga entender como escanear negativos coloridos.
Se você caiu aqui de paraquedas e nem sabia que ainda se usavam câmeras analógicas, talvez você queira saber porque fotografar com câmeras analógicas.
Conheça meu curso de fotografia analógica. Clique aqui para ver