Categorias
Tutoriais

Como fazer fotos da Via Láctea – Astrofotografia

Bem-vindo ao primeiro post da coluna “Como Faz” do Aprenda Fotografia. Hoje mostrarei como fazer uma fotos da Via Láctea, usando como exemplo uma imagem clicada na estrada durante uma viagem. Chamamos de astrofotografia o ato de fotografar estrelas e outros astros.

Bem-vindo ao primeiro post da coluna “Como Faz” do Aprenda Fotografia. Hoje mostrarei como fazer uma fotos da Via Láctea, usando como exemplo uma imagem clicada na estrada durante uma viagem. Chamamos de astrofotografia o ato de fotografar estrelas e outros astros.

Imagem da Via Láctea, foto de estrelas
EXIF: 30s – f/2.8 – ISO 2000 – Objetiva Sigma 15mm f/2.8 DG Fisheye

A primeira coisa que percebemos nesta foto é o gigantesco feixe de luz vermelha/amarela presente em toda a extensão da estrada. Além disso, vemos alguma distorção presente nas bordas inferiores da imagem (na estrada principalmente). A estrada está completamente iluminada, assim como a vegetação ao seu lado. Por fim, temos a via láctea preenchendo todo o céu.

Quando fotografamos estrelas, estamos trabalhando na área de astrofotografia. Antes de falar sobre como a foto foi produzida, é preciso que você entenda os requisitos básicos para se fotografar estrelas.

Como fotografar estrelas

As estrelas são fontes de luz muito distantes de nós. Tanto é que o brilho que elas emitem não é suficiente para iluminar nada durante a noite. Se não fosse pela lua (quando há), teríamos uma noite muito escura.

A idéia geral ao se fotografar estrelas é que o fotógrafo evite e/ou elimine qualquer poluição luminosa presente num local. Isto inclui as luzes de casa, a luz da lua e a luz proveniente dos postes da cidade. Quanto menos interferência de qualquer tipo de iluminação, mais visíveis ficarão as estrelas.

Sabendo disso concluímos que as condições ideais para se fotografar a via láctea são:

  • em uma semana de lua nova, quando a lua não aparece no céu ou aparece muito fraca. Veja aqui um calendário lunar
  • longe de cidades, principalmente das grandes. Quanto mais longe, mais fácil capturar o brilho das estrelas devido à falta de interferência luminosa
  • dias sem nuvens, já que um céu nublado não nos deixa ver as estrelas

Fotografando a Via Láctea

Tudo bem, mas Como fazer fotos da Via Láctea

Como  luz das estrelas é fraca, a técnica para fotografá-las é configurar a sua máquina para captar o máximo de luz. Isto significa utilizar um ISO alto (às vezes mais alto do que eu utilizei nesta fotografia), grande abertura do diafragma e longos tempos de exposição. Você pode ver isto nos dados EXIF da foto acima.

Como sempre se utiliza tempos de exposição prolongados para este tipo de fotografia, é necessário um tripé ou uma superfície onde se possa apoiar a câmera com firmeza. No meu caso, utilizei um tripé.

Quando fui fazer a imagem, queria que a estrada também aparecesse na fotografia. Ainda não sabia que a luz das estrelas (com excessão do sol) não eram suficientes para iluminar nada aqui no nosso planeta. Por este motivo, veja como saiu a primeira fotografia:

Foto da via láctea, primeiro erro

A estrada na parte inferior da imagem ficou quase 100% escura. Achei interessante por conseguir fotografar pela primeira vez a via láctea, mas a imagem que eu queria e tinha pensado incluía a estrada onde estava.

O desafio da astrofotografia

Depois de pensar um pouco em como iluminar uma cena com mais de 1 km de extensão, veio a ideia de utilizar os faróis de um carro que porventura passasse seguindo o caminho.

Como era uma foto de longa exposição (30 segundos) seria plenamente possível tomar emprestado a luz do carro que iria passar pela estrada. Ao passar ele iluminaria todo o campo de visão.

Após alguns minutos o primeiro carro veio e eu disparei o obturador. O resultado não ficou como esperado, porque o carro vinha em direção à câmera. Seu farol, muito forte, ofuscou toda a imagem.

Imagem da Via Láctea, foto de estrelas
Na segunda tentativa, o farol do carro ofuscou a imagem.

Por fim, esperei um carro que viesse na direção oposta à lente da câmera. Assim consegui produzir a imagem que ilustra o início do post após mais algumas tentativas.

Dicas finais sobre como fazer fotos da Via Láctea

  • leve sempre com você uma lanterna para este tipo de fotografia. Ela te ajudará a enquadrar a sua imagem, configurar a câmera e enxergar onde anda, já que fotografar estrelas envolve estar em locais muito escuros
  • objetivas grande  angulares são excelentes para este tipo de fotografaria. Elas permitem colocar grandes cenários dentro de uma imagem. Por isso enquadrar mais fácil;
  • um controle remoto para disparar a câmera ajuda a não deixar a foto tremida, já que você não precisa encostar na câmera pra apertar o botão.

Você pode também querer aprender como fazer panning, borrando o fundo com movimento.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

7 respostas em “Como fazer fotos da Via Láctea – Astrofotografia”

kkkk, só hoje fui ler essa sua resposta e ri de verdade aqui!!

Eu gostei da postagem… Tanto que está nos meu favoritos até hoje… O que eu queria ver era a foto crua, pra ter uma ideia melhor sobre o que esperar ver nas fotos quando eu mesmo estiver tirando…

Estou meio parado de fotografia, já fiz umas fotos legais de estrelas, e até da lua… Mas nunca peguei a via láctea assim tão bem… Apenas timidamente…

Se quiser me mandar um e-mail, é [email protected]

Pós produção não significa, necessariamente, alterar a imagem, mas sim melhorar o contraste e as cores. Portanto, sua resposta à pergunta não foi adequada.

Boa tarde.
Gostaria de parabenizá-lo por essa linda foto.
E gostaria de saber, se possível, quando tirou a foto foi em panorâmica? A via láctea, corta o céu de ponta a ponta, como conseguiu incluir a área que ela sobe e desce na mesma imagem.
Só isso.. kkkk

Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *