Categorias
Artigos e opinião Equipamentos

Como escolher uma câmera fotográfica?

Você sabe o que olhar e como escolher uma câmera fotográfica antes de comprar uma? Aqui estão algumas coisas que você deve procurar ao manusear a câmera.

Você sabe o que olhar e como escolher uma câmera fotográfica antes de comprar uma? A primeira coisa que digo a alguém em busca de uma nova câmera fotográfica é “vá a uma loja e veja a câmeras em mãos”. Se na sua cidade não houver lojas do ramo, peça emprestada a um amigo que tenha. Aqui estão algumas coisas que você deve procurar ao manusear a câmera.

Como e para que você vai usar a câmera?

Esta é uma questão importante porque ajuda a determinar uma série de parâmetros, como preço. Quer algumas fotos no quintal de casa com as crianças brincando? Você não precisa de uma Nikon D850, mesmo que tenha os recursos para comprá-la.

Você não irá para o inferno da fotografia se decidir gastar mais, mas dá pra utilizar seu dinheiro de forma mais inteligente comprando outras coisas mais importantes, como objetivas (lentes).

A intenção é ganhar dinheiro com sua câmera? Casamentos e eventos em geral? Então você vai querer esticar o seu orçamento. Você precisará de uma câmera que resista a um pouco mais de abuso e talvez tenha uma taxa de processamento mais rápida. Ninguém gosta de ficar esperando a foto ser salva enquanto as coisas acontecem.

Você quer trabalhar com publicidade e obter fotos com capacidade para grandes impressões? Talvez você deva esticar ainda mais o orçamento e comprar uma câmera com alta resolução. Claro, também objetivas da melhor série e quem sabe, talvez, até pensar em utilizar equipamento de médio-formato (se não sabe o que é, não precisa de um).

Como ela fica em suas mãos?

Este é um dos aspectos mais importantes de qualquer câmera. Contagem de pixels e modos de foco automático são ótimos pra debate, mas se você não se sentir confortável ao segurar, não vai estar querendo pegá-la daqui a seis meses. Seu dinheiro estará perdido na última “Câmera das Mil Maravilhas”.

O peso apropriado para seu tamanho e para o trabalho que você vai fazer. Seria péssimo fotografar um evento de 8 horas com 5kg nas mãos. A pegada também deve ser confortável. Pessoas com mãos menores vão se sentir mais confortáveis com uma Fuji X-T30 do que uma Canon 7D.

Megapixels e zoom não importam

É muito comum para os iniciantes achar que a melhor câmera é a que tem mais megapixels. Ou a que vem com a lente com maior capacidade de zoom.

De maneira geral os megapixels representam o tamanho máximo que se pode imprimir uma imagem sem perder detalhes. A boa notícia é que qualquer câmera moderna possui megapixels suficientes para 99,9% dos usos. Não se preocupe com a quantidade de megapixels. A não ser que vá imprimir em superfícies muito grandes em impressoras especiais.

Junto dos megapixels, outro ponto que leigos levam muito em conta na hora de comprar uma câmera é a capacidade de zoom da lente inclusa. A capacidade de ver objetos muito distantes pode ser bem útil mas definitivamente não faz parte do uso da grande maioria dos fotógrafos. De que adianta ter uma objetiva que permite fotografar detalhes da lua se na maioria do tempo o que você quer fotografar são pessoas próximas?

O menu e botões parecem intuitivos pra você?

Além de peso e tamanho, dê uma olhada nos menus da câmera. Todos os fabricantes têm caminhos diferentes através das dezenas de características embutidas nos componentes eletrônicos das câmeras modernas. Por exemplo, embora eu tenha aprendido a navegar nos menus da Sony razoavelmente bem, eu prefiro os da Canon.

Com a câmera na mão, veja se consegue facilmente encontrar os botões de ISO, velocidade, abertura, modo de foco, etc. Essas são algumas das funções mais usadas e se elas não parecem intuitivas para você, usar a câmera torna-se uma grandessíssima encheção de saco.

Você precisa de todas as funções?

Contax-s
A maioria das fotografias mais geniais vistas nos últimos 50 anos da fotografia foram tiradas em câmeras simples como esta Contax S.

As câmeras estão se tornando cada vez mais cheias de funcionalidades. Medição Matricial em 4 dimensões. Modo hiper silencioso de foco. Dezenove quadros por segundo. E assim por diante.

Vou desempenhar o papel de velho rabugento mal-humorado por um momento e dizer a verdade. A única coisa que você precisa é ser capaz de ajustar a velocidade do obturador, abertura, ISO, e só. Sei que é simplista, mas a verdade é que a maioria das fotografias mais geniais vistas nos últimos anos da fotografia foram tiradas sem câmeras simples.

Veja aqui uma série de artigos sobre como ajustar a exposição da sua câmera.

Medição de luz é importante, mas ainda mais é a sua capacidade de olhar para uma cena, julgar os altos e baixos e fotografar de acordo. Tudo o que você realmente precisa é a sua própria medição da luz do lugar, bom senso e prática.

Liste o que você quer fotografar com sua câmera

Em posse das respostas para estas perguntas, você vai perceber que não é um bicho de sete-cabeças escolher uma câmera. Fica fácil diminuir a lista de opções disponíveis definindo seu estilo de fotografia e que tipo de temas você deseja registrar.

É importante também ter uma idéia dos equipamentos que você irá precisar. Isso incluindo lentes, que por si dariam outro texto de como escolher.

Como escolher uma câmera
São muitas opções, e para escolher a certa você precisa pesquisar.

Por isto, não basta escolher o modelo de câmera correto, mas também a marca que oferecerá a maior variedade de acessórios para o tipo de fotografia que você deseja desempenhar. Por exemplo, a Canon é a única marca que tem uma objetiva para macro que amplia em até 5x os objetos em seu rol de lentes disponíveis.

É aí que a internet entra. Existem várias lojas que vendem câmeras. Não é difícil também encontrar sites que fazem avaliações e comparações de câmeras e lentes. Basta pesquisar. Sei que talvez você estivesse buscando uma resposta pronta mas infelizmente não tem como fugir do trabalho de fazer uma pesquisa aprofundada entre as opções disponíveis.

Espero que tenha ajudado você em como escolher uma câmera para fotografar.

Curso de Fotografia Online

Se estiver tendo dificuldades para aprender sozinho como operar a câmera no modo manual, ofereço um Curso Online de Fotografia onde ensino isso e muito mais.

Se você usar o cupom AF25 ganha 25% de desconto na matrícula. Só porque você é leitor do blog!

São mais de 360 minutos de aulas em uma linguagem simples e descomplicada bem fácil de aprender. Você ainda tem direito à uma aula individual de 30 minutos com o professor por vídeo chamada. O conteúdo fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Conheça também meus cursos presenciais clicando aqui.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *