Categorias
Artigos e opinião

Como estudar Fotografia da melhor maneira

Comecei na fotografia com muita vontade de fazer as coisas, mas demorei a descobrir como aprender a fazer as coisas. Neste artigo explico com estudar fotografia e aprender tudo da melhor maneira possível.

Comecei na fotografia com muita vontade de fazer as coisas, mas demorei a descobrir como aprender a fazer as coisas. Neste artigo explico como estudar fotografia e aprender tudo da melhor maneira possível.

O segredo de como estudar fotografia e conseguir de fato aprender é entender que na fotografia vários processos acontecem ao mesmo tempo. Tanto dentro como fora da câmera. O que precisamos é automatizar cada um destes processos para que eles funcionem em conjunto na hora do clique.

Vou usar a seguinte analogia: no meu carro já dirigi por horas e horas na estrada e depois nem percebi o que fiz. Pra mim, parece que fiz tudo sem pensar. Isto acontece porque automatizei completamente tudo o que preciso saber para dirigir um carro.

Para aprender fotografia também é assim, como dirigir um carro. Várias operações precisam ser automatizadas pelo nosso cérebro, a ponto de parecer que não estamos pensando ao realizá-las. Quando você automatiza todas elas, consegue fazer tudo “sem pensar”.

Assine o meu canal de conteúdo de fotografia analógica no Telegram. Ou receba tudo por email, o que você preferir.

Então, como estudar fotografia e aprender?

Para entender como estudar fotografia a grande questão é entender que muitas coisas acontecem ao mesmo tempo na hora de fotografar. Muito mais coisas do que acontece em um carro, por exemplo. O segredo reside em não querer aprender tudo de uma vez só. Não estude tudo de uma vez. Procure dividir tudo em pequenos tijolinhos de conhecimento, e vá aprendendo e praticando um por um.

A começar pelo modo manual da câmera. Podemos dividi-lo em várias partes. Por exemplo, você pode começar a estudar o tempo de exposição e explorar todas as possibilidades que ele oferece. Uma vez dominado este conteúdo, passe ao próximo, o diafragma.

Mas não para por aí. Fotografia não é só sobre aprender a operar a câmera. Na verdade fotografia tem a ver com controlar as coisas fora da câmera. Controlar o equipamento é só uma pequena etapa do processo.

Assista o vídeo para ver o conteúdo completo sobre como estudar fotografia.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *