Categorias
Como operar a câmera no manual Teoria e técnica

Fotometria – Como operar a câmera no manual

Neste texto você vai saber como funciona a fotometria e como operar a câmera no manual. Saiba como configurar sua câmera fotográfico e ter controle sobre todo o processo.

Neste texto você vai saber como funciona a fotometria e como operar a câmera no manual. Saiba como configurar sua câmera fotográfica e ter controle sobre os modos de medição de luz e como fotometrar. Este artigo é composto por  5 partes:


Você já aprendeu nos artigos anteriores como funciona o obturador, diafragma (abertura) e sensibilidade ISO. Portanto já sabe como funciona na teoria. Mostrei que estes três fatores controlam a quantidade de luz que entra na nossa fotografia, cada um a sua maneira.

Provavelmente você se perguntou “como eu saber qual é o ISO ou abertura ou velocidade é o correto? Como saber a relação correta entre estes três fatores? Cada local tem um tipo de luz, certo? Como saber se ao configurar a câmera minha foto está escura, estourada ou bem exposta?

O que é fotometria e como fotometrar?

Toda câmera fotográfica possui um mecanismo interno responsável por medir a quantidade de luz a entrar na fotografia. Isso de acordo com as configurações selecionadas na câmera. Como resultado o fotômetro faz esta medição te avisando se a sua fotografia ficará subexposta (escura), superexposta (clara) ou com a exposição correta (nem estourada nem escurecida).

Mesmo que ainda não tenha utilizado o fotômetro da sua câmera, talvez você já o tenha visto. Ele é quase representado por uma régua que vai do -3 até o +3.

Figura exemplo de fotômetro e fotometria

Dependendo da marca do seu equipamento, o fotômetro pode aparecer invertido ou representado de uma maneira diferente. De qualquer forma uma coisa sempre será padrão, a parte central da régua indicará que sua fotografia está bem exposta.

Exemplos de exposição com o fotômetro em medição matricial

Na fotografia acima é possível ver que quando o fotômetro aponta para o lado negativo a foto tende a ficar mais escura. Comparativamente, na fotografia onde o fotômetro está marcando mais para o lado positivo temos uma foto muito clara. No exemplo do meio, a fotometria marca o “zero” no meio da régua, consequentemente indicando uma exposição equilibrada entre claros e escuros.

O fotômetro é uma referência, e não uma regra imutável

Não quer dizer que é errado fazer uma fotografia com o fotômetro fora do zero da régua. Ele é sobretudo uma ferramenta que nos indica a quantidade de luz presente na fotografia.

Exemplo fotômetro subexposto com medição pontual

Por exemplo, nesta fotografia o fotômetro apontava para o lado mais escuro da régua, porque a foto é escura por natureza.

É normal que numa foto onde se deseja acentuar as sombras e áreas mais escuras o fotômetro aponte para o lado mais escuro da régua, como no exemplo acima.

Se o fotômetro fosse configurado para o “zero”, certamente teríamos uma fotografia diferente. Sem as sombras sobre o corpo da modelo e com áreas mais estouradas.

Modos de medição de luz e fotometria

A câmera possui vários modos de medição de luz e cada um deles é mais adequado a uma situação de luz diferente. Como este artigo é voltado para iniciantes no modo manual da câmera, recomendo que você utilize o modo de medição matricial. Normalmente a câmera já vem configurada de fábrica com este modo selecionado.

O modo de medição matricial tem uma alta taxa de acerto na maioria das situações. Ainda assim, se você colocar o seu fotômetro no zero e a foto sair muito escura ou muito clara, basta compensar subindo ou descendo a marcação do fotômetro.

Lembre-se do que disse acima, o fotômetro não é uma regra, é somente uma referência. A fotografia digital nos permite errar com mais tranquilidade porque vemos o resultado da foto na hora. Assim sendo é só corrigir a exposição fazendo outra foto.

Modos de medição do fotômetro

Se quiser saber se a sua câmera está utilizando o modo de medição matricial, procure pelo ícone representado à esquerda na imagem.

Qual o melhor modo de medição?

Em breve escreverei aqui um artigo onde explico em detalhes todos os modos de medição da câmera. Inclusive, falarei sobre o modo de medição pontual, que considero ser a maneira mais exata de medir a luz ao fotografar.

Na hora de olhar o fotômetro deve-se levar em conta quais efeitos são desejáveis ou não na fotografia. Assim configuramos nossa câmera de maneira a gerar ou não estes efeitos. Granulação, alta ou baixa profundidade de campo, borrão ou congelamento de movimento. Todas estas variáveis ficam sob nosso comando controlam principalmente a quantidade de luz, além dos efeitos de imagem.

Depois fotometramos a cena e configuramos o obturador, diafragma e ISO da câmera de maneira a alcançar os efeitos desejados e atingir a quantidade de luz ideal.


Veja outros artigos desta série para aprender a operar a sua câmera no modo manual:

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

Colinha de bolso para operar a câmera no manual

Sei que pode ser difícil lembrar o que cada variável controla, sobretudo no começo. Por isso criei uma colinha de bolso para operar a câmera no modo manual.

Curso de Fotografia Online

Se estiver tendo dificuldades para aprender sozinho como operar a câmera no modo manual, ofereço um Curso Online de Fotografia onde ensino tudo sobre fotometria, modos de medição e muito mais!

Se você usar o cupom AF25 ganha 25% de desconto na matrícula. Só porque você é leitor do blog!

São mais de 360 minutos de aulas em uma linguagem simples e descomplicada bem fácil de aprender. Você ainda tem direito à uma aula individual de 30 minutos com o professor por vídeo chamada. O conteúdo fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Você também pode ver os meus cursos presenciais clicando aqui.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

4 respostas em “Fotometria – Como operar a câmera no manual”

Ótimas as informações! Estou começando a fazer um curso básico de fotografia e gostei das dicas. Elas me permitiram perceber que só é necessário ler algumas vezes a teoria e depois tentar colocar em prática todas as explicações.
Obrigado!!!

Na verdade não sou um principiante mas também não sou um expert. A minha duvida reside na leitura do fotômetro manual (um Luna-pro por ex.) e o tipo de lente utilizada. Normal 50mm / Grande angular 35mm / Teleobjetiva 150mm. Acredito que o fotômetro manual faça a leitura para lente de 50mm, assim uma teleob. 150mm absorve mais luz, portanto terá de haver uma compensação no valor da escala. A pergunta é como compensar esse valor em relação á lente utilizada (Grd.Angular + Luz / Teleob. – Luz)

Olá Luis! Não é necessário compensação de valor. Os números f/ são justamente para evitar isso, ao invés de usar o número absoluto do diâmetro da abertura. Pode fotometrar com o fotômetro de mão e vai funcionar em qualquer lente que usar. :-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *