Como fazer panning, uma quase longa exposição feita para borrar o fundo em movimento atrás de algum objeto, usando o tempo de exposição e a velocidade do obturador.
Esta foto é o resultado de uma longa exposição com movimentação da câmera durante a exposição. A cena era a seguinte: bicicletas passavam em uma ciclovia em uma avenida movimentada.
Para que conseguisse borrar o fundo em movimento, usei um tempo de exposição mais longo e movi a câmera durante o clique. Cuidado para não confundir este fundo borrado com o bokeh, que está relacionado à profundidade de campo. Vamos entender o que aconteceu?
Borrando o fundo do objeto em movimento
Já expliquei aqui sobre longa exposição e aqui sobre tempo de exposição. Sabemos que podemos borrar os movimentos que capturamos com as nossas câmeras. Basta utilizar um tempo de exposição que dure tempo suficiente para que o movimento se desloque de um ponto a outro.
Na foto do exemplo, se tivesse utilizado 1/1000s teria congelado a moça na bicicleta. Em outras palavras, neste período de tempo ela não teria se movido de um ponto a outro suficientemente para borrar.
Como utilizei 1/15s, quase um décimo de segundo muitas das coisas que se movimentavam na foto ficariam borradas. Mas tem algo errado aí. O maior objeto em movimento, a bicicleta, está nítido. O fundo que estava parado está completamente borrado. Porquê isto aconteceu?
Muito fácil explicar. Esta técnica se chama panning e é muito comum de ser utilizada em alguns tipos de fotografia, como nas corridas de fórmula 1, por exemplo.
Ao invés de manter a minha câmera parada para fazer a foto, deixando o fundo imóvel e a bicicleta em movimento, usei 1/15s e movimentei a câmera acompanhando o movimento da bicicleta. Como a bike andava, isto fez com que a ela ficasse sempre no mesmo lugar do quadro da imagem enquanto a foto era feita. O fundo se movimentou durante a exposição por causa do movimento da câmera. Não deu pra entender? Já explico melhor embaixo:
O que você precisa para fazer o efeito de panning
Para fazer um foto com este efeito de panning precisaremos:
- uma câmera com controle de exposição manual
- condições de luz que permitam tempos de exposição razoavelmente longos
- (opcional) um tripé pode facilitar o trabalho na hora de movimentar a câmera sem trepidação
Tutorial de como fazer a técnica
O segredo do panning é pensar primeiro qual com qual tempo de exposição você já consegue borrar o movimento do objeto desejado. Um carro de fórmula 1 por exemplo já vai ter seu movimento borrado mesmo em altas velocidades como 1/200, devido à sua alta velocidade. Já um velho caminhando bem devagar exigirá um tempo muito maior (vamos dizer 1s) para que seu movimento seja borrado.
A segunda coisa a se pensar é que você deverá fazer o movimento sempre acompanhando o movimento de lado, para que o objeto não “cresça nem diminua” no quadro, como aconteceria ao fotografar um objeto se movimentando de frente.
Na hora de fazer a fotografia, experimente acompanhar o objeto com a câmera por um tempo antes de apertar o botão, assim você pode “decorar”a velocidade de movimentação da câmera junto com o objeto e então apertar o botão de disparo e continuar acompanhando a cena, mesmo sem estar vendo o objeto.
Simples, não é? Demora um pouco mas dá pra pegar a prática. Esta foto mesmo eu realizei com uma câmera analógica, sem possibilidades de erros e em uma única tentativa. Consegui de primeira porquê pratiquei bastante. Pratique também e mande seus resultados aqui nos comentários!