Categorias
Artigos e opinião Fotografia Analógica

Porque fotografar analógico hoje em dia – 7 razões

Venho praticando fotografia analógica há muitos anos. Fotografar com filme promoveu uma grande mudança na minha vida. Neste texto explico porque vale a pena fotografar com filme nos dias de hoje.

Venho praticando fotografia analógica há muitos anos. Fotografar com filme promoveu uma grande mudança na minha vida e no que eu penso sobre o que significa produzir uma imagem fotográfica. Meu primeiro grande contato com fotografia analógica foi durante a faculdade, porém eu nunca imaginaria estar fotografando com filme até hoje.

Quando minha antiga professora nos e enfiou dentro do laboratório de revelação me lembro de não ter gostado muito da experiência. Terminei a aula dizendo a mim mesmo que nunca mais iria entrar novamente em um laboratório de fotografia na vida.

O cheiro era horrível e todo o trabalho de carregar o filme a câmera possibilitava poucos cliques. Além disso, ainda ter que processar aquilo tudo quimicamente dentro de uma sala escura parecia bastante muito trabalho pra mim. Fotografia digital já era o padrão para a maioria dos fotógrafos e era o padrão para mim também.

Retrato de modelo ruiva em fotografia analógica com tons pastéis
Hoje todo o meu trabalho de retratos é feito em câmeras analógicas.

Meu segundo contato com fotografia analógica foi em 2012, quando descobri que um colega de trabalho tinha uma SLR Canon e a usava pra fotografar seus projetos pessoais.

Também me lembro claramente de dizer a ele o quão errado estava, por usar uma tecnologia tão ultrapassada e que logo estaria extinta.

Como decidi começar fotografar com filme

A virada aconteceu em 2013, quando descobri que câmeras de médio formato seriam perfeitas para meu tipo de fotografia. Apesar de que uma câmera digital de médio formato custar na época o mesmo preço do meu carro novo. Foi quando decidi comprar minha primeira câmera analógica de médio formato, uma Mamiya 645 PRO TL.

Retrato feminino de modelo em playground em cores feito com câmera Analógica

Daquela data em diante o eu do futuro ficaria sempre imaginando o que o eu do passado diria sobre aquela escolha. Me apaixonei por fotografar com filme sobretudo depois que vi os primeiros resultados (ruins) saindo do laboratório. Aos poucos evoluí para hoje fotografar com filme quase que exclusivamente. Minha câmera de escolha foi uma Pentax 67II.

Assine o meu canal de conteúdo analógico no Telegram. Ou receba tudo por email, o que você preferir.

Digital vs. analógico?

Este artigo é uma resposta para todas as pessoas que me perguntam porque ainda fotografar com filme, já que isto parece ser um mistério para todos. Em hipótese alguma este artigo é do tipo “digital versus analógico.

Meu objetivo principal é apresentar as câmeras de filme como uma ferramenta viável para alguns tipos de trabalhos e práticas. Assim como as câmeras digitais são ferramentas viáveis também para outras coisas (a maioria delas na verdade).

1. Planeje ou pereça

Durante meus primeiros ensaios usando uma câmera de médio formato, percebi que não poderia mais errar como errava no digital. Filmes coloridos e em preto e branco são muito caros no Brasil.

Definitivamente não era meu plano acabar com o saldo da minha conta bancária à medida que clicava. Percebi que precisaria de uma quantidade muito maior de planejamento do que estava acostumado a fazer quando no digital.

Retrato exemplo de fotografar com filme de modelo com fundo rosa e cabelos cacheados
Este é um ótimo exemplo de imagem planejada. Comprei e cortei algumas cartolinas para fazer os fundos para este ensaio. Normalmente eu começo a fotografar já sabendo exatamente o que vou fazer.

Quando você fotografa com filme, por padrão se clica muito menos e aumenta-se muito a qualidade do clique. Sobretudo porque você tende a pensar duas (ou três) vezes antes de apertar o botão de disparo. Aprende-se rápido a identificar o tipo de material que vai virar uma grande imagem.

Não dá pra contar o número de vezes que posicionei uma modelo em um lugar, olhei pelo viewfinder e depois de poucos minutos disse “não, vamos passar pra próxima foto, vamos esquecer esta”.

Mesmo para fotógrafos digitais, filme é uma excelente maneira de praticar a visualização de cenas primeiro na imaginação. Em outras palavras, você pode focar em clicar somente as coisas que vão realmente funcionar com seus objetivos.

Retrato em Cores Fotografia Analógica - Modelo de cabelo curto segurando caneca

Olho sempre no que vai acontecer, não o que já aconteceu

Você tende a ficar mais atento às coisas acontecendo ao seu redor porque clica menos. Consequentemente ganha-se mais tempo para fazer o que realmente importa. Interagir com pessoas, se ligar com os seus modelos, interagir com o cenário e explorar lugares.

Você aprende que fotografia não é sobre o que acontece dentro da câmera, mas sobretudo o que acontece fora dela. E já que o que acontece fora da câmera é o que faz boas fotos, você se importa mais com as coisas ao redor.

2. Ao fotografar com filme você mantém o olhar no futuro

Isso pode ser novo pra você mas tenho que dar a notícia. Câmeras analógicas não têm telas de LCD pra que você possa checar as imagens. Isso é verdade para todas as câmeras analógicas, sem exceção. Como resultado podemos dizer que fotografar analógico nos ajuda a interromper o mau hábito de checar fotos já feitas ao longo do dia.

A única tela que você irá conferir é o visor da câmera e o que aparece dentro dele. Em outras palavras, a imagem que você está à procura, não imagens que você já encontrou e estão prontas.

Foto de nadadora com visão de cima em filme preto e branco

Enquanto usamos câmeras digitais, perdemos muito tempo conferindo fotos. Sem mencionar que a presença da tela cria uma tensão com as pessoas que você fotografa, já que eles têm a possibilidade e expectativa de ver como eles se saíram nas imagens.

Volto ao que disse no primeiro tópico. O que importa mais acontece fora da câmera. Não ter nenhum LCD para conferir as imagens que você acabou de fazer te ajuda a focar no futuro e o que você vai fazer a seguir.

A câmera se torna uma ponte que te leva ao futuro, nunca para o passado, pelo menos enquanto fotografando. Com câmeras digitais as pessoas tendem a mergulhar na tela de LCD conferindo fotos e, quando se dão conta, perderam contato com o mundo ao redor e as coisas acontecendo nele.

3. Você têm acesso a muitos tipos de câmera

Apesar de isto estar mudando, no mundo digital não temos muitas opções de formatos como temos no analógico. Quando temos, estes formatos são incrivelmente caros (sim, estou olhando pra vocês backs digitais de médio formato).

Retrato em Cores Fotografia Analógica - Modelo morena de óculos

Você pode sempre encontrar muitas opções baratas para qualquer tipo de formato. Gosta das câmeras digitais “full frame”? Você pode comprar uma Canon EOS Elan 7 por um preço imbatível e usar todas as suas lentes EOS atuais na sua analógica. Por exemplo, a minha câmera 35mm preferida, a Olympus OM20, pode ser encontrada por preços módicos, incluso lente.

O look do médio formato
O look do médio formato, usando uma câmera 6×7.

Adicionalmente, grande formato nem chega a existir no mundo digital, já que backs de scanning são extremamente caros, e extremamente limitados a áreas específicas de trabalho. A maioria dos fotógrafos de grande formato ainda utilizam filme.

4. Você aprende a fotometrar de verdade

Todo mundo faz ou já fez isto. Uma fotometria descuidada, aperta-se o botão de disparo, olha a foto na tela e corrige a exposição no próximo clique. Ao fazer isto você perde tempo e conexão com a cena.

Algumas vezes a exposição nem importa. Se não estiver muito errado você pode recuperar as áreas escuras ou claras no Lightroom ou outro programa de edição de imagens, não é? No analógico você não pode fugir da obrigação de realizar uma fotometria perfeita e detalhada.

Porque fotografar com câmeras analógicas
Você é obrigado a pré-definir já na hora do clique os valores para sombras e altas luzes ou não terá os resultados pretendidos.

Você é obrigado a pré-definir já na hora do clique os valores para sombras e altas luzes ou não terá os resultados pretendidos.

A surpresa de não saber o resultado final

Escuto muita gente dizer “o mais legal do analógico é não saber quais serão os resultados até revelar o filme“. Esta frase tão comum nunca esteve mais errada. Fotografar com câmeras analógicas é saber sobretudo cada aspecto do que você faz. Ou pelo menos tentar saber, e é assim que você aprende mais e mais.

Você aperta o botão e sabe exatamente o que vai sair da câmera. Você viu a imagem e a capturou. É claro, você não conseguirá mostrar a outras pessoas antes de revelar e escanear o filme, mas você sabe o que fez e tem (ou pelo menos tenta ter) controle do processo.

Fotografia com filme com bordas do negativo e modelo segurando cigarro
O mesmo vale para ensaios em studio. Fotometria para flash é muito importante e a fotografia analógica nos força a ser mais detalhistas.

Na minha opinião, a melhor estratégia para iniciantes na fotografia é aprender o básico no digital. A curva de aprendizado é menor e o processo de tentativa, erro e correção, mais rápido.

Praticar todos os conceitos básicos no digital e depois nas câmeras analógicas é melhor. Assim o estudante será forçado a aprender profundamente todos os assuntos que envolvam o ato de medir luz (fotometrar) e ajustar as variáveis da câmera.

5. Você se torna mais eficiente

Ao fotografar com filme você pratica bastante a arte de capturar o momento decisivo. Se você lida com objetos em movimento você precisará desenvolver muito seu senso de timing, tempo e espaço.

Eficiência para capturar o momento decisivo
Um rolo de filme 120, dez poses, R$60 por rolo, R$6 por clique. Fora os custos de revelação e digitalização. Se você não aprender rápido como fazer as coisas direito em poucas tentativas a falência é certa.

Como um fotógrafo analógico você aprende a trabalhar como um relógio suíço, se tornando extremamente acurado e preciso. Além disso, a maioria das câmeras não têm outra função além do básico: controles de exposição manual e só.

Estabilização de imagem, sistemas rápidos e eficientes de autofoco e todas as outras (não podemos negar, muito úteis) inovações tecnológicas. Com poucas exceções, ao fotografar com filme é só você e aquela caixa de metal com uma lente. Digo mais uma vez, não há nada além do básico na câmera, então você pode focar em coisas fora da câmera.

6. Na fotografia analógica temos cores e latitude excepcionais

A popularidade dos presets que imitam filme (como os da VSCO) provam o que vou dizer. A renderização de cores dos filmes coloridos e os tons dos filmes preto & branco são incríveis!

Não há nada como as tonalidades proporcionadas pelos filmes fotográficos. No mundo digital ainda não fui capaz de alcançar os mesmos resultados de cores que tenho no analógico. Veja por exemplo o review que fiz do filme Kodak Portra 400 e minha experiência fazendo retratos com ele.

Porque fotografar analógico em hoje em dia - 7 razões
As cores do filme são a cereja no topo do bolo. Mesmo em filmes P&B, os tons prateados e a transição são incomparáveis.

As cores do analógico são a cereja no topo do bolo. Mesmo em filmes P&B, os tons prateados e a transição tonal são incomparáveis.

Como já disse antes, comecei com a fotografia analógica porque queria opções baratas de câmeras de médio formato. Encontrei o que queria mas hoje digo que ainda fotografo analógico porque descobri cores que eu nunca imaginaria um dia alcançar utilizando uma câmera digital.

Além disso, com uma câmera analógica você tem acesso a uma quantidade enorme de “sensores” diferentes com diferentes renderizações de cores. Em outras palavras, você pode usar um filme hoje e outro filme de outra marca no outro dia. Cada um funciona como um sensor com características diferentes.

Tenho até meus filmes favoritos

Por exemplo, meu filme favorito é o Kodak Portra 400 para a maioria das situações. mas amo usar o Fuji PRO 400H quando fotografo em lugares com muitos verdes ou quando quero um azul característico por causa das tonalidades de que ele oferece.

Fernanda Ruiz, renderização de cores da fotografia analógica

A extensa latitude que o filme oferece (desde que você fotometre e revele corretamente) é outra coisa que você não encontrará em nenhuma câmera digital. Talvez, com exceção das câmeras mais caras, nenhuma digital consegue ainda ultrapassar a latitude do analógico.

Qualquer filme barato como o Fuji X-Tra 400 ou Kodak Colorplus 200 tem a latitude potencial comparável a qualquer câmera full frame topo de linha.

Filmes fotográficos têm uma grande capacidade de armazenar luz. Por isso, se você superexpor na fotometria você não perderá as altas luzes, dando somente um impulso nas sombras.

Como fotometrar para na fotografia analógica

Quando o obturador abre para a luz fazer a foto, as áreas de altas luzes se saturam e param de armazenar luz rapidamente. O contrário acontece nas áreas de sombra. Elas continuam registrando a luz até se saturarem também.

Quando pensamos fotometria para filme, sempre pensamos em termos de contraste. Ao superexpor temos mais informação nas sombras e menos contraste. Ao subexpor temos mais contraste e menos informação nas sombras.

Modelo de calça jeans azul sentada na janela, fotografia analógica
Tons de azul bem característicos do Fuji PRO 400H

7. O processo de fotografar com filme é viciante e prazeroso

Fotografar com filme é participar de todo um ritual. Escolher o filme a ser utilizado, carregar seu filme na câmera, retirar o filme e levar ao laboratório (ou revelar você mesmo em casa). Tudo isto trás uma sensação de “fabricar” algo com as próprias mãos. Além disso, a materialidade que o a fotografia analógica nos oferece é fascinante. No digital temos que armazenar nossas imagens em dispositivos que não sabemos quanto tempo irão durar.

Retrato moça flutuando em água azul límpida

Ao fotografar com filme você tem algo físico para tocar. Um negativo bem processado no laboratório dura muito tempo. Se houver um plano de arquivamento, muitas gerações futuras ainda verão e tocarão suas imagens.

Retrato com duas modelos em pose estranha com expressão fixa

Conclusão sobre fotografia analógica

Não, ninguém irá abandonar fotografia digital para fotografar só analógico. Este nem mesmo é o que pretendo com este artigo. Na verdade espero ter sido capaz de apresentar as câmeras analógicas como uma opção viável para:

  1. ter acesso a diferentes formatos de câmera sem precisar gastar muito dinheiro
  2. se forçar a praticar o básico da fotografia de maneira mais aprofundada
  3. aprender a se ligar mais com o mundo fora da câmera e passar menos tempo imerso em uma tela de LCD
  4. ter um equipamento capaz de produzir resultados diferentes do seu equipamento digital.

Outro objetivo é encorajar mais pessoas a começar a usar filme. Seria uma vergonha deixar esta indústria morrer quando tantas imagens importantes na história do mundo foram criadas utilizando esta mídia. O filme ainda está vivo. Vamos mantê-lo assim.

P.S.: este texto foi publicado originalmente em inglês por mim no site PetaPixel, resolvi postar a versão em português aqui no Aprenda Fotografia a pedido de amigos.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

6 respostas em “Porque fotografar analógico hoje em dia – 7 razões”

Da mesma forma meu primeiro contato com a fotografia foi com uma Nikon SLR e filmes P&B em rolo Fuji. Revelação e cópias em um banheiro de apartamento adaptado, ampliador , bandejas e guilhotina emprestados, caixas de papel Kodak, nem todas utilizáveis, salvas de uma enchente. Eu e meu amigo fizemos centenas de fotos. Umas dez muito boas. Durou pouco mas foi ótimo. Estou procurando uma Pentax SLR.

Olá Jorge! Hoje você encontra fácil no Mercado Livre. Eu mesmo tenho duas Pentax SLR, uma 67II médio formato e uma 35mm K1000. Os filmes continuam caros, mas as câmeras abaixaram bastante de preço! Hehe

Vi as qualidades dessas fotos, impressionantes. Quero saber o que mais influencia na qualidade de uma foto feita com filme, a qualidade do filme? Nesse caso, quais marcas e tipos de negativos você indica?

Oi Raul! Tudo bem? O que influencia na qualidade final das imagens vão ser vários fatores. A maioria deles você talvez já conheça das câmeras digitais! Exposição correta, focagem correta, etc. O que muda na fotografia analógica é que você vai precisar também fazer um processo de revelação de qualidade e de scan também. Não adianta usar o filme e a câmera mais cara do mundo, se não revelar num lab confiável e escanear corretamente. Que tipo de fotografia você faz? Assim fica mais fácil te indicar algum filme :-D

O interesse do processo (fotografar e revelar) é algo meramente pessoal e académico. Tem mais interesse para uns, do que para outros. O que é mesmo importante é o conceito, e criar novos códigos. A ideia vai para lá de qualquer discussão técnica. Percebo que a película é um registo “físico” único, e é por isso que no meio artístico é tão valorizado. Mas isso só por si, não chega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *