Categorias
Equipamentos Fotografia Analógica Teoria e técnica

Câmeras de médio formato: 3 vantagens + Vídeo

Você aí que é louco com câmeras full frame, já parou pra pensar que existem câmeras com sensores muito maiores? São as câmeras de médio formato. Clique para ver o post completo mais o vídeo e saiba porque uso uma câmera analógica de médio formato.

Você aí que é louco com câmeras full frame, já parou pra pensar que existem câmeras com sensores muito maiores? São as câmeras de médio formato. O problema é que elas são BEM caras! Todavia contornei esta situação comprando uma câmera analógica de médio formato. Saiu muito mais em conta que comprar uma digital e agora eu tenho uma câmera com um sensor 4 vezes maior que um full frame.

3 razões para ter uma câmera de médio formato

https://youtu.be/zS0OeGvxYqk

Caso você não saiba o sensor de uma câmera full frame tem 36 x 24mm (3,6 x 2,4 centímetros). Descobri um dia que haviam câmeras com sensores maiores que os full frame, as câmeras de médio formato.

Nesse ínterim, após uma longa história que não vou contar aqui, terminei tendo em mãos uma Pentax 67II, uma câmera com sensor de 60 x 70mm.

1. Look 3D (profundidade de campo especial)

A primeira coisa que você irá perceber numa câmera de médio formato é que há uma espécie de “crop” ao contrário nas distâncias focais do sensor. Na minha Pentax por exemplo, uso uma 105mm que, no meu sensor/filme 6×7, é equivalente a uma 50mm em um sensor full frame.

Você pode ver na tabela abaixo:

Tabela comparativa de distâncias focais equivalentes em formatos de sensores e filmes

Como você ode perceber, nos formatos maiores que o 35mm (que é o full frame) as distâncias focais são maiores. Quanto maior a distância focal, menor a profundidade de campo. Por isso as câmeras de médio formato tem o que chamamos de look 3D.

Na minha câmera por exemplo, uma 55mm já é uma grande angular. Porém, uma grande angular com uma distância focal muito maior que no full frame.

Objetiva 75mm (equiv. 35mm no sensor full frame) f4.5 em f/5.6

Nas câmeras de médio formato temos uma profundidade de campo extremamente rasa, mesmo nas lentes grande angulares. Por isso a profundidade de campo sempre fica baixa, mesmo nas objetivas com grandes ângulos de visão.

2. Alta resolução e nitidez maior no médio formato

Nas câmeras de médio formato temos uma capacidade maior de ampliação das imagens. Isso acontece por causa dos sensores maiores. Quanto maior o sensor, maior a resolução potencial da imagem final.

exemplo de resolução em câmeras de médio formato
Foto do Gabriel Barrera/Scan pelo Studio RGB.

Na foto acima fica certamente fácil de ver a nítidez e a capacidade de ampliação e retenção de detalhes. Isto acontece por causa do tamanho maior do sensor/quadro do filme nas câmeras de médio formato.

Câmera full frame, exemplo de nitidez e resolução. Fotografia analógica da stock car.
Foto do Gabriel Barrera/Scan pelo Studio RGB.

Veja a imagem acima. Em câmeras 35mm (full frame) fica mais difícil obter grandes resoluções dos arquivos, principalmente nas câmeras analógicas.

Se você imaginar uma mesma foto impressa pequena e uma grande, fica fácil visualizar que na imagem grande conseguiremos ver muito mais detalhes que na imagem pequena. O mesmo acontece com o tamanho dos sensores das câmeras.

3. Leaf shutter (obturador central)

Sim, as câmeras de médio formato (quase sempre) possuem um sistema de obturadores diferente de todas as outras câmeras. São os obturadores centrais (ou leaf shutters).

Modelo ruiva posando com fundo azul. Câmeras de médio formato normalmente tem leaf shutter.
Kodak Portra 400 e 105mm f/2.4 + Pentax 67II

Nas câmeras de médio formato digitais este sistema vêm sendo substituído por obturadores eletrônicos, mas nas câmeras analógicas, obturadores centrais reinam na categoria de médio formato.

Estes obturadores permitem que o flash possa ser sincronizado em qualquer velocidade. Geralmente, podemos sincronizar flash somente até 1/160 nas câmeras digitais e até 1/60 em câmeras analógicas.

Exemplos de obturadores centrais em câmeras analógicas.  Renata Schmorantz em Studio.

Este sistema de obturadores permite um controle maior da luz do flash, principalmente em áreas externas onde é importante controlar a luz ambiente pelo obturador sem enfraquecer a luz do flash.

Quer saber que tipo de fotógrafo analógico você seria? Faça este quiz que preparei e descubra afinal!

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *