Categorias
Pós-produção Teoria e técnica

Como funciona um studio de impressão Fine Art

Você já se perguntou qual a diferença de um laboratório de revelação e impressão e um Studio de impressão Fine Art? Aqui neste texto explico um pouco o que é Impressão Fine Art e quando você deve procurar um studio especializado neste tipo de serviço.

Você já se perguntou qual a diferença de um laboratório de revelação e impressão para um Studio de impressão Fine Art? Como funciona um studio de impressão Fine Art? Aqui neste texto explico um pouco o que é Fine Art. Saiba quando você deve procurar um studio especializado neste tipo de impressão.

Acima, você pode acompanhar uma visita que fiz ao Studio RGB, em São Paulo. No vídeo você pode ver tudo o que vou falar neste texto na prática.

O que é Fine Art?

Fine Art é basicamente uma tradução do termo que conhecemos como Belas Artes. Este termo indica o alcance de padrões estéticos e de qualidade de excelência.

Num sentido mais específico o termo Fine Arts se aplica às artes plásticas. Mas vemos este termo sendo amplamente utilizado para se referir ao conjunto formado por arquitetura, dança, música, teatro, escultura e literatura.

Em resumo, Fine Arts (ou Belas Artes), é um termo guarda chuva. Ele é ligado às artes clássicas, criações da experiência humana desde que existimos.

O que é Fotografia Fine Art?

O mercado da fotografia desenvolveu um nicho completamente novo chamado de Fotografia Fine Art. Laboratórios tomaram emprestado este termo que surgiu no Séc. XVIII para se referenciar a um conjunto de suportes e manifestações artísticas superior às demais. Estes são studios de impressão focados na qualidade máxima e controle total do processo. Eles começam a oferecer serviços de impressão a fotógrafos que atuam no nicho da fotografia artística.

Estes fotógrafos têm a necessidade de oferecer aos compradores de suas obras qualidade de arquivamento museológico. Ou seja, capacidade que a obra dure de maneira indefinida, através do uso de um suporte não perecível.

Este suporte não perecível se traduz no uso de pigmentos minerais (e não orgânicos) nas tintas de aplicação destes pigmentos em papéis resistentes à passagem do tempo. Isto é impressão Fine Art.

Qual a diferença entre uma impressão Fine Art e uma comum?

A diferença é basicamente a qualidade do material da cópia. Dizemos que a impressão é uma cópia porque o nosso negativo digital (o arquivo RAW da câmera) seria a matriz original da imagem. A fotografia impressa num papel é uma cópia deste original.

Imprimir suas imagens num processo Fine Art não irá te tornar um mega artista reconhecido, mas irá valorizar a parte material do seu trabalho, tornando-o um pouco mais exclusivo e durável.

Como funciona um studio de impressão Fine Art

Num Bureau de impressão Fine Art você terá mais escolha sobre o processo do que num laboratório de revelação comum.

Normalmente, uma primeira prova é impressa e o fotógrafo deve aprová-la ou fazer as alterações que julgar necessárias. Esta prova costuma ser só um pedaço da imagem e serve para que contraste e cor sejam analisados.

Caso hajam ajustes a ser realizados, estes são feitos no computador do printer (o profissional impressor) e uma nova prova é impressa. Estes ajustes podem ser realizados na própria foto digital ou na calibração da impressora.

Feitos os ajustes, outra prova é impressa e o processo se repete até que o fotógrafo aprove a prova final. A partir disso a cópia final é impressa e o fotógrafo coloca sua assinatura atrás ou na frente, em uma das bordas.

Quais serviços um studio Fine Art oferece?

O principal serviço de um laboratório de impressão Fine Art será sempre a impressão. Mesmo assim, outros serviços costumam ser oferecidos:

  • emolduramento com padrão museológico;
  • digitalização de obras de qualquer suporte (papel, filme, telas, etc.);
  • retoque digital no Photoshop;

O processo é muito tranquilo e seu printer estará certamente disposto a ajudar com suas dúvidas relacionadas ao processo.

Antes de vender suas obras você deve entender um pouco sobre Direitos Autorais para fotógrafos. Experimente ler o artigo do link e se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários!

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *