Categorias
Composição Iluminação Vlogs

Como fotografar em dias nublados + Vídeo

Aqui neste post vou abordar técnicas para te mostrar como fotografar em dias nublados! Com a luz difusa encontradas nestes dia podemos fazer vários esquemas de iluminação. Veja também o vídeo!

Aqui neste post vou abordar técnicas para te mostrar como fotografar em dias nublados! Este tipo de luz difusa pode ser usado em muitas situações, gerando certamente resultados bem legais nas nossas fotografias.

Garota sentada em poltrona em deck de madera na lagoa da conceição em Florianópolis sob luz difusa
Um belo exemplo de retrato feito em um dia nublado

Fiz um vídeo onde realizo uma sessão de retratos em um dia nublado e mostro como pensei tudo em relação à iluminação. Você pode ver acima. mas se quiser dicas de como fotografar em dias nublados, continue lendo.

Dicas para fotografar em dias nublados

Comece pensando que num dia com luz nublada você terá sempre pouco contraste nas imagens. Procurar lugares onde a diferença de iluminação seja maior. Assim você poderá gerar mais sombras na cena e dar uma maior sensação de profundidade na sua fotografia.

dicas de como fotografar em dias nublados retrato de corpo inteiro de garota em roupas de ficar em casa, dentro de sala de uma casa de madeira com floresta ao fundo

Outra coisa a se pensar é que a iluminação em dias com tantas nuvens será sempre uma luz difusa (dia nublado). Diferentemente de luz dura, para fotografar com luz difusa precisamos de entender que este tipo de iluminação gera uma sensação de suavidade nas imagens. Ao invés de correr desta suavidade, devemos abraçá-la. Se você está fotografando pessoas, opte por poses e expressões mais tranquilas e bucólicas.

retrato de corpo inteiro de garota loira em roupas de ficar em casa, dentro de sala de uma casa de madeira com floresta ao fundo

Como fotografar com luz difusa

Certamente outra maneira interessante de burlar a falta de contraste que a luz difusa (dias nublados) gera é posicionar o assunto próximo a fontes de luz que deem espaço para fundos que estejam distantes da fonte de iluminação. Assim a luz irá incidir mais fortemente sobre o objeto iluminado, e mais fracamente sobre o fundo, criando contraste.

Como fotografar com luz difusa, exemplo de retrato de garota loira com maiô azul deitada em uma cama com lençóis brancos

Uma das coisas legais de se fotografar em dias nublados é que a luz difusa nos permite às vezes fotografar cenas de alto contraste. Em outras situações, em cenas que evitaríamos fotografar, fotografamos em caso de dias nublados.

Por exemplo, na foto abaixo onde teríamos que deixar o fundo muito claro ou o assunto muito escuro, podemos fotografar agora em a presença deste contraste. No caso, a lagoa tem a mesma intensidade de iluminação que a modelo.

Garota se espreguiçando em deck de madeira com lagoa da conceicçãoa o fundo

Por fim, para ver todas as usadas no ensaio deste fotos deste artigo, clique aqui. São vários exemplos de como fotografar em dias nublados, com luz difusa.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *