Categorias
Iluminação Vlogs

Como fotografar com luz dura + vídeo

Aqui neste post vou abordar técnicas para te mostrar como fotografar com luz dura. Este tipo de iluminação tem bastante contraste mas com certeza pode ser bem útil para nós. Veja também o vídeo!

Aqui neste post vou abordar técnicas para te mostrar como fotografar com luz dura. Diferentemente da luz difusa, este tipo de iluminação tem bastante contraste mas com certeza pode ser bem útil para nós. Veja minhas dicas!

No vídeo acima realizo uma sessão de retratos em um dia de sol mais aberto. Nele mostro como pensei tudo em relação à iluminação. Você pode ver acima, mas se quiser dicas de como fotografar em com luz dura, continue lendo.

Garota loira deitada em deck de madeira sob iluminação de luz dura
Um belo exemplo de retrato feito com luz dura, num dia de sol aberto

Dicas para fotografar com luz dura

Comece pensando que num dia com luz dura você terá sempre mais contraste nas imagens. Procure lugares onde a diferença de iluminação não seja tão grande. Assim você poderá evitar o contraste extremo nas imagens. Mais sombras na cena pode dar uma maior sensação de profundidade na sua fotografia, mas se for demais você terá que escolher lugares da foto que ficarão muito escuros ou muito claros.

Garota loira em pé escorada em porta de madeira sob luz dura
Exemplo de bom equilíbrio entre sombras e áreas claras na luz dura.

Outra coisa a se pensar é que a iluminação em dias com sol aberto será sempre de luz dura. Diferentemente da luz difusa, para fotografar com luz dura precisamos entender que este tipo de iluminação gera uma sensação de contraste nas imagens. Ao invés de tentar buscar o baixo contraste, devemos usar o alto contraste a nosso favor. Se você está fotografando pessoas, opte por poses e expressões que gere sombras no rosto e corpo da(o) modelo.

Garota loira sentada em deck de madeira sob luz dura em contraluz

Outra maneira interessante de burlar o alto contraste que a luz dura gera é posicionar o assunto em áreas onde a fonte de luz ilumine igualmente o fundo e o assunto da foto. Assim você vai conseguir manter o contraste de toda a cena sobre controle, sem forçá-lo demais.

Retrato de Garota loira de maiô azul em pé com algoa da conceição ao fundo em florianópolis

Uma das coisas legais de se fotografar em dias ensolarados é que a luz dura nos permite às vezes dar destaque a áreas específicas da cena. Em um dia nublado com luz difusa, isso seria mais difícil pois a luz tem menos contraste.

Por exemplo, na foto abaixo consegui deixar o fundo mais escuro que o rosto da modelo, dando mais destaque a ele.

Para ver todas as usadas no ensaio deste fotos deste artigo, clique aqui. São vários exemplos de como fotografar com luz dura, em dias ensolarados.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

Uma resposta em “Como fotografar com luz dura + vídeo”

As imagens são um tipo de linguagem. Elas falam com quem as vê. E olhando para todas estas fotos, só escuto a frase “Estou em depressão!” A modelo tem duas maneiras de se comunicar com a câmera. A primeira é a linguagem corporal e a segunda, ainda mais importante, é a expressão facial. O que destaca o talento da modelo é saber se expressar na pose de cada foto com a expressão facial correta, a menos que o fotógrafo determine algo específico. A foto onde a modelo estica os braços ficou ruim, pois pareceu uma pose forçada. Tudo mudaria se a expressão fosse a correta e o corpo tivesse minimamente mais rigidez. Um ensaio fotográfico demora horas às vezes, pois o natural deve ser criado! A visão do fotógrafo deve ser projetada e eu devo conseguir ver o que ele vê! Eu não gostei, mas cada pessoa tem sua propria maneira de fazer as coisas. isso aqui é apenas minha opnião individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *