Categorias
Artigos e opinião Iluminação Vlogs

Dicas para fotografar casamentos de dia + Vídeo

Hoje em dia a moda é casar de dia, sob a luz natural do sol. Mas a pergunta que fica para nós fotógrafos é: quais preparativos temos que fazer nestas situações? Convidei o fotógrafo de casamentos Gui Soares para falar mais sobre o assunto e deixar algumas dicas para fotografar casamentos de dia. Ele é adepto e advogado do movimento #casededia.

Hoje em dia a moda é casar de dia, sob a luz natural do sol. Mas a pergunta que fica para nós fotógrafos é: quais preparativos temos que fazer nestas situações? Vim aqui falar mais sobre o assunto e deixar algumas dicas para fotografar casamentos de dia. Sou adepto e advogado do movimento #casededia.

Neste vídeo, acompanho o Gui durante a cobertura de um casamento de dia.

Artigo escrito pelo Gui Soares, fotógrafo de casamentos. Visite aqui o seu site e veja seu trabalho fotografando casamentos de dia. Todas as fotos no post gentilmente fornecidas pelo fotógrafo.

Como fotógrafo de casamentos, nunca caio na tentação ditar a linha do tempo do dia grande dia, mas sempre ofereço aos noivos algumas dicas para ajudá-los a planejar a iluminação em momentos diferentes durante o dia do casamento, o que ajuda a tornar as fotos ainda mais lindas.

Por isso, criei um guia de como obter a melhor luz para fotografar casamentos de dia. Lembrando que é seu papel como fotógrafo aconselhar seu casal sobre todas estas questões.

MAKING OF DA NOIVA COM LUZ NATURAL

O making of é uma maneira perfeita de começar a narrativa do dia do seu casamento. Tantos momentos realmente bons estão acontecendo e uma boa iluminação pode ajudar a capturá-los de uma maneira mais elegante.

Making of da noiva com luz natural com janela grande e vestido #casededia

Como dependemos da luz do sol para fazer a iluminação o mais natural possível, as melhores condições para a iluminação seriam uma sala com grandes janela. Também é necessário luz suficiente entrando pelas janelas para iluminar a sala igualmente.

Uma área ideal para se preparar seria um espaço com uma decoração interessante, com janelas e paredes claras para que a luz seja refletida com abundância.

FOTOGRAFANDO A CERIMÔNIA DE CASAMENTO DE DIA

As cerimônias ao ar livre são as minhas favoritas, mas há alguns cuidados a serem tomados. Se você estiver sob a luz direta do sol tente evitar as horas entre as 11h00 e 14h00.

Cerimônia de casamento de dia com coqueiros e luz de lado

Meio-dia não é apenas a hora mais quente do dia, mas também pode deixar sombras severas sob os olhos (fazendo o casal parecer ter círculos escuros sob os olhos) e narizes (bigodes de sombra!). Ele também permite fotos de paisagens mais interessantes do local da cerimônia, se for um pouco mais tarde e o sol estiver um pouco mais baixo, mas não necessariamente ao pôr do sol.

Nos meses de verão, a hora ideal para fazer a cerimônia do casamento seria de 2 a 3 horas antes do pôr do sol. No Brasil, o ideal é que cerimônia comece no máximo às 16h!

Dicas para fotografar casamentos de dia

Caso o casal opte por uma igreja ou local fechado, veja com o decorador ou responsável pela iluminação uma saída para deixar o local mais iluminado, tanto na parte de fora quanto dentro. Lugares com janelas grandes são ótimas escolhas para que haja boa luz na locação.

RETRATOS DO CASAL APÓS A CERIMÔNIA

Se o casal quer fotos ou retratos em um campo ou outra área aberta, você precisa reservar tempo para retratos um pouquinho antes do pôr do sol.

Considere tirar de 20 a 30 minutos antes da recepção para sair e tirar alguns retratos lindos durante a hora de ouro. Esse também é um bom momento para fazer fotos descontraídos com os padrinhos.

retratos após cerimônia casamento de dia

RECEPÇÃO DE CASAMENTO DURANTE O DIA OU COMEÇO DA NOITE

Se estou aqui oferecendo dicas para fotografar casamentos de dia, não posso deixar de falar sobre como fazer a transição da luz do dia para a noite, nos casos de casamentos cujas recepções começam após o pôr do sol.

Se você está tendo um casamento em salão de festas, é melhor evitar cores excessivamente quentes (vermelho e laranja) na iluminação se o casal tiver optado por fazer iluminação para o espaço. Eu pessoalmente prefiro espaços iluminados com mais naturalidade. Velas e luzes quentes são sempre bem vindas.

Salão iluminado com luzes quentes para recepção após cerimônia

Existem muitas variáveis ​​aqui e a iluminação varia de local para local, mas o meu voto é sempre na aparência natural, com luz quente. As luzes de cordas italianas ( varal de lâmpadas ) são uma ótima maneira de adicionar bokeh bonito (aquelas luzes fora de foco no fundo das fotos) aos cenários.

Elas são ideais para locais externos, para fazer bordas em torno de pistas de dança e áreas de alimentação, e ajudam a iluminar o perímetro da recepção de uma maneira bonita.

Casal com cordas italianas ao fundo em recepção de casamento, dicas de como fotografar casamentos

As luzes de DJ podem gerar manchas coloridas em você e em seus convidados, portanto, tenha cuidado ao discutir as luzes com seu DJ. O uso de fumaça em excesso em lugar fechado pode criar uma ‘neblina’ dentro do salão e ‘embaçar’ as fotos. Use com moderação e certifique-se que haja uma saída para evacuar essa fumaça.

E NOS DIAS NUBLADOS?

Tente planejar uma luz forte junto com o casal, mas se você está preocupado com o fato de estar nublado no dia do casamento, não se preocupe! Este tipo de luz funciona como uma softbox gigante no céu.

Casamento com céu nublado e luz difusa #casededia

A luz fraca é leve e você não precisa se preocupar com nada. Seus convidados ficarão confortáveis e a luz será uniforme em quase todo o evento!

Espero que você tenha gostado destas dicas para fotografar casamentos de dia. O segredo principal está na iluminação e por isso ela deve ser planejada minuciosamente com os noivos.

Não se esqueça de visitar o site do Guie conhecer seu trabalho fotografando casamentos de dia. Se quiser segui-lo no Instagram, seu arroba é o @guisoaresfotografia.

Comentários no Facebook

Por Gui Soares

Gui Soares é fotógrafo de Casamentos há mais de 10 anos e tem uma predileção especial por casamentos espontâneos, modernos e de dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *