Categorias
Artigos e opinião Teoria e técnica

Sebastião Salgado: uma análise do estilo de sua fotografia + Vídeo

Neste artigo, faço uma análise do estilo fotográfico do Sebastião Salgado, um Fotógrafo brasileiro que ganhou o mundo com seu trabalho. Veja 5 características do seu estilo mais um vídeo onde explico tudo.

Neste artigo, faço uma análise do estilo fotográfico do Sebastião Salgado. Fotógrafo brasileiro, nascido em Aimorés (MG), ganhou o mundo com seu trabalho. Saiu do Brasil nos anos 60 fugindo da perseguição do governo e fez sua vida na França. Já fez parte da lista de fotógrafos da Magnum e seu nome é hoje conhecido por qualquer pessoa no mundo que conheça o mínimo de fotografia.

Em suma, neste post faço uma análise do estilo e dos recursos visuais que Sebastião Salgado usa na hora de compor suas imagens. A ideia aqui não é analisar seu trabalho de um ponto de vista social, nem discutir sua mensagem. Quero sim falar de como ele usa a câmera e seus recursos para construir imagens poderosas.

5 características do trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado

1. Uso da hiperprofundidade de campo

Se você acompanha o Aprenda Fotografia, já leu aqui sobre Profundidade de Campo e a abertura da objetiva. No entanto, explico de novo: profundidade de campo é o tamanho da área de nitidez que temos no campo de visão da câmera.

Em seu trabalho, o fotógrafo citado utiliza este recurso enormemente. Podemos ver em quase todo o seu trabalho uma grande preocupação com em produzir imagens onde tudo esteja em foco.

Sebastião Salgado e hiper profundidade de campo no seu estilo fotográfico

Mesmo fotografando cenas com grande quantidade de informações, há um cuidado de sempre oferecer ao público o contexto em qual o assunto fotografado está inserido.

É claro que ainda há um cuidado em não deixar que elementos alheios à cena estejam ao fundo. Mas este recurso tão presente nas fotos do Sebastião Salgado consegue sempre criar a sensação de que vemos a cena completa, ator de ação e contexto da ação.

Exemplo de hiperprofundidade de campo na fotografia

2. Objeto em primeiro plano

Nas fotografias do Salgado é muito comum o recurso de posicionar o assunto em um primeiríssimo plano privilegiado. Isto cria a sensação de que se está dentro da ação, numa espécie de hiper realismo.

Serra Pelada, Sebastião Salgado Estilo da Fotografia

Como resultado podemos ver os detalhes dos objetos/temas fotografados, como na fotografia acima. Nela vemos a textura da roupa do homem, a sujeira em seu corpo, e detalhes do saco que carrega nas costas.

3. Alto alcance dinâmico nas fotos de Sebastião Salgado

Já falei aqui no Blog sobre Alcance Dinâmico. Nesta análise do estilo de Sebastião Salgado você pode ver abaixo imagens feitas por ele onde a latitude é sempre espremida até a última instância.

Alta latitude e alcance dinâmico na fotografia, Índios em canoa por Sebastião Salgado
Cena de alto contraste, onde todas as áreas têm informação

Como há por parte do fotógrafo a intenção de gerar uma sensação de realidade, o recurso de espremer informação de toda a cena, das sombras às altas luzes, é largamente usado. Isto faz as imagens parecerem com a nossa própria visão.

Da mesma forma na visão humana, não vemos o mundo com sombras negras e silhuetas de objetos. Vemos sempre toda a informação de maneira controlada.

No seu estilo fotográfico, Salgado faz uso recorrente desde recurso. Assim, a é fotometria pensada cuidadosamente e tudo o que não pode ser resolvido na captura é resolvido na pós-produção, usando técnicas de recuperação de sombras e áreas claras.

4. Contraste seletivo

Se você já fez ou faz uso de programas de edição (veja aqui uma aula sobre como editar no Adobe Lightroom), com certeza conhece a ferramenta de “claridade” (uma espécie de contraste seletivo).

Contraste Seletivo nas imagens de Gênesis, muiltidão de focas com céu ao fundo

Em seu trabalho Sebastião Salgado utiliza bastante técnicas para criar contraste de maneira seletiva nas imagens. Parece conflitante falar em alto alcance dinâmico e contraste ao mesmo tempo, mas veja na foto acima por exemplo.

Temos uma fonte de iluminação levemente difusa, mas que gera contraste na cena. Este contraste é dissipado com técnicas para que a latitude aumente. Mesmo assim, micro áreas de contraste são adicionadas para forçar os detalhes da pele das focas e a textura das pedras onde elas se situam.

5. Captura do instante decisivo

Enfim, no estilo fotográfico de Sebastião Salgado poucas vezes vemos fotografias posadas. Na maioria das cenas, pessoas (ou animais e paisagens, no caso do Gênesis, seu último talho) estão realizando alguma ação, e esta ação sempre é registrada no meio de seu curso.

Grupo de sem terra marchando

O Instante Decisivo, termo cunhado pelo fotógrafo Cartier-Bresson, é sempre muito presente nas imagens de Salgado. Nunca vemos ações completas ou recém iniciadas. Ao contrário, vemos pessoas no meio de realizar ações, certamente em momentos críticos que geram uma grande sensação de captura do instante decisivo.

Conclusão sobre o estilo de Sebastião Salgado

Na fotografia não há realidade objetiva. Em contrapartida, temos fotógrafos que prezam por criar uma sensação de realismo nas imagens que produzem. Sebastião Salgado é um destes fotógrafos.

Através dos recursos visuais que citei acima, e de uma técnica apurada, Salgado tenta cria uma sensação forte de realismo objetivo, fazendo com que sejam próximas em estilo à visão do olho humano. Adicionalmente, esta sensação é reforçada pelos assuntos sempre em primeiríssimo plano, como se estivéssemos acompanhado a ação.

Entretanto parte deste realismo é suprimido pela escolha do preto e branco como recurso de linguagem no estilo fotográfico de Sebastião Salgado. A falta de informação de cores dão um toque surreal às cenas, e no fim o que temos no final é uma espécie de realismo fantástico. Nas imagens do fotógrafo, tudo parece muito com o mundo real que conhecemos, mas ao mesmo tempo algo nos remete a outra dimensão de realidade.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

5 respostas em “Sebastião Salgado: uma análise do estilo de sua fotografia + Vídeo”

Obrigada pela matéria estava buscando por este conteúdo para uma aula e só vinha encontrando sobre o cunho social das fotos de Salgado. Me ajudou bastante.

Nesse artigo cita o uso do Adobe Lightroom. Minha duvida é, quando não existia esse programa como que Sebastião editava as fotos? Teria que se fazer quase tudo na máquina e o que sobrasse na revelação do filme, certo?

Então Geraldo, era tudo feito na “Darkroom”. Todas estas manipulações de contraste, dodge e burn, eram feitas na hora da ampliação. Ao passar a imagem para o papel. O “Lightroom” tem esse nome porque você não fica mais no escuro (dark), e sim no claro (light )com um computador. Sacou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *