Categorias
Artigos e opinião

Trabalhar com fotografia vale a pena?

Todos os dias recebo a mesma pergunta dos alunos em meus cursos. Vale a pena trabalhar com fotografia? Basta fazer um curso de fotografia básica e posso começar?

Todos os dias recebo a mesma pergunta dos alunos. Vale a pena trabalhar com fotografia? Basta fazer um curso de fotografia básica e posso começar?

Vou começar a resposta para esta pergunta ao contrário. Vou falar o porquê você NÃO deve trabalhar com fotografia.

Porque você não tem paciência de ler um texto deste tamanho sobre o assunto. Porque você não sabe nada de gerenciamento de empresas e gerenciamento pessoal. Porque você ainda não tem qualidade para oferecer serviços a qualquer cliente. Porque você estuda fotografia há pouco tempo. Por que você ainda não tem nada de novo a oferecer. Porque você ainda não fez um curso de fotografia.

Se você se identificou com qualquer uma destas frases acima, este texto é pra você.

Quer dizer que não devo trabalhar com fotografia?

Calma, não quer dizer que você deva procurar outra profissão e abandonar a fotografia para sempre. É uma excelente carreira e muitas pessoas vivem bem dela. Existe uma grande possibilidade da fotografia não ser a profissão ideal para você, e sim um hobbie ou passatempo.

Hoje em dia há muitas pessoas que procuram a fotografia como profissão porque ficou mais fácil e mais barato fotografar bem. As câmeras estão cada vez melhores e baratas e possibilitam cada vez mais que iniciantes produzam imagens belas. Por isso, hoje em dia a diferença de qualidade aparente entre amador e profissional é cada vez menor. Como ficou mais fácil fotografar, muito mais gente gosta de fotografia.

O que você ainda não sabe é:

“Gostar da área e fazer fotografias bonitas não habilita ninguém a trabalhar com fotografia”. 

MACEDO, Neto. 2014.

Você se consultaria com um médico que estudou pouco?

Acho que não. Você provavelmente não confiaria a sua saúde a um profissional que possui um mês de estudos. Assim como não confiaria um problema jurídico nas mãos de um estudante de direito.

Então porque você acha que alguém deveria confiar o registro de um grande momento da sua vida nas mãos de uma pessoa que acabou de comprar sua câmera? Porque um jornal deveria confiar uma pauta importante nas mãos de um fotógrafo inexperiente? Alguém que nunca estudou em cursos da área?

Se você é inexperiente e se sente tranqüilo em aceitar grandes responsabilidades, certamente alguma coisa está errada. Assim como você sabe que algo está errado quando alguém aceita ter sua apendicite operada por um estudante do 1º período de medicina.

Tanto na medicina quanto no direito (e em qualquer outra área), os iniciantes recebem serviços que exigem pouca responsabilidade. Assim podem demonstrar sua capacidade e aos poucos adquirir experiência.

Funciona assim também no ramo da fotografia. Você deve começar realizando tarefas que exigem pouca responsabilidade. De preferência trabalhando para outros fotógrafos experientes para aprender não só como fotografar bem, mas também aprender os meandros do negócio. As entrelinhas, a parte administrativa, ou como quiser chamar.

O que preciso ser um fotógrafo profissional?

Na verdade você pode começar a trabalhar com fotografia agora se quiser. Com uma câmera na mão e um telefone, não há ninguém que vá te impedir.

Mas penso que se você chegou leu aqui, já percebeu que para trabalhar como fotógrafo não basta somente gostar de fotografar. Na verdade, se o único requisito para ter sucesso em uma profissão fosse gostar dela, o mundo seria muito melhor.

Para se tornar um fotógrafo profissional de sucesso é necessário um grande conjunto de habilidades e características pessoais. Fotografar com competência e qualidade é somente uma delas.

Se você quer trabalhar com fotografia, tem que entender que o dia-a-dia do fotógrafo é dividido entre fotografar e gerenciar o seu negócio, e a parte de gerenciar o negócio sempre toma mais tempo que a parte de fotografar.

Então, o que preciso saber para ser um fotógrafo?

O mercado de fotografia atual exige do profissional os seguintes conhecimentos:

  • organização e capacidade de planejamento
  • conhecimentos avançados de marketing
  • familiaridade com a área de design
  • pesquisa constante das tendências de mercado
  • bom gerenciamento de tempo
  • bom atendimento pré e pós-venda
  • e claro, fotografar bem

Foi-se o tempo em que o fotógrafo para ganhar o pão precisava somente saber como fotografar, se é que este tempo um dia existiu.

Fotógrafa trabalhando com modelo e câmera na mão

Atrás de boas fotografias, existe muito planejamento e trabalho de formiguinha. O ato de fotografar é 20% da vida de um fotógrafo profissional.

Se você leu a lista acima e se sente motivado a desenvolver todas estas habilidades, parabéns! Você provavelmente vai ser um fotógrafo de sucesso.

Vale a pena montar um estúdio de fotografia?

Ok, você decidiu que sim, fotografia será a sua profissão e você pretende viver dela daqui pra frente. Você já sabe que possui todas as características necessárias para se trabalhar e ter sucesso na área.

Agora você vai montar a sua fanpage “fulano(a) fotógrafo” no Facebook ou Instagram, adicionar uma marca d’água gigante em todas as suas imagens e começar a planejar o aluguel de uma sala para montar o seu escritório/estúdio, certo?

Não, eu não aconselharia. Quanto mais você puder adiar o lançamento do seu nome como fotógrafo profissional, melhor será para a sua carreira futura. Como já disse antes, pessoas inexperientes devem começar com poucas responsabilidades.

Lançar-se no mercado e começar a oferecer serviços diretamente com clientes é a receita mais rápida para queimar seu filme. Como profissional inexperiente, a probabilidade da qualidade de seus serviços aumentar drasticamente nos primeiros anos é grande.

Começar a trabalhar nesta fase em que você deveria estudar fará com que o mercado te conheça como “a pessoa dos serviços amadores”. Quando você tiver qualidade, ainda assim ficará com a fama de amador.

Um cliente insatisfeito espalhará sua má-experiência para muitas pessoas.

Então, como começar a trabalhar com fotografia?

Você deve aliar três atividades: estudo, observação e prática.

Estudar é a parte mais acessível hoje em dia. A internet está aí, cheia de conteúdo relevante e gratuito. Você encontra artigos, dicas, tutoriais, apostilas, fóruns de discussão e muito mais. Além disso, você encontra pelo Brasil vários profissionais oferecendo cursos de fotografia, inclusive cursos online. Só tome cuidado para não fazer qualquer curso. Pesquise antes de investir seu dinheiro em um curso ruim.

Observar: estar perto de um outro fotógrafo experiente é essencial no aprendizado. É com este profissional experiente que você vai comparar o que estudou na teoria com a vida real. Procure alguém que você admire e se ofereça para participar como assistente de maneira gratuita. Se ofereça para segurar a iluminação, servir café, carregar bolsas com equipamento, etc. Qualquer desculpa é boa para estar perto de alguém que vive a fotografia no dia-a-dia.

Praticar: por fim você deve colocar em prática tudo o que estudou e observou. Independente do seu estilo e área da fotografia, esteja sempre em busca da próxima foto. Procure sempre criar ou se inserir em oportunidades para praticar. Convide amigos(as) para ensaios, viaje em buscas de novos cenários, monte um projeto pessoal. Qualquer motivo que te incentive e te impulsione a fotografar mais é válido. Eu por exemplo comecei fazendo retratos femininos de amigas, e estou até hoje.

A fotografia é um aprendizado constante. Se fizer da maneira certa, você vai aprender rápido no início e logo vai estar trabalhando na área de fotografia.

É como uma escada que a cada degrau galgado fica mais difícil alcançar o próximo. É assim na fotografia: quanto mais você sabe, mais difícil fica pular para o próximo nível.

Onde fazer um curso de fotografia?

A boa notícia é que hoje ficou muito fácil aprender a fotografar. Como já disse a internet é um campo fértil de conteúdo. Ainda assim, estudar de uma maneira mais estruturada pode render resultados melhores.

Num curso de fotografia você pode encontrar um professor disposto a te guiar pelo caminho do aprendizado. Isso pode te fazer economizar uma boa quantidade de tempo.

Você pode encontrar escolas de fotografias (ou professores independentes) na maioria das capitais e cidades maiores. Eu sou um destes professores independentes ofereço cursos em:

Aqui você pode ver de maneira rápida como funciona um Curso de Fotografia.

Curso de fotografia online

Ofereço também um Curso Online de Fotografia para iniciantes se for o caso você não encontrar nenhum destes cursos perto de você. Se você usar o cupom AF25 ganha 25% de desconto na matrícula. Só porque você é leitor do blog!

No meu Curso de Fotografia Online para iniciantes abordo todos os aspectos essenciais para que você consiga ter total controle sobre suas fotos.

São mais de 360 minutos de aulas em uma linguagem simples e descomplicada bem fácil de aprender. Você ainda tem direito à uma aula individual de 30 minutos com o professor por vídeo chamada. O conteúdo fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Você tem artigos sobre como operar a câmera? Qual câmera comprar para iniciante?

Certamente! Publiquei aqui blog alguns artigos ensinando o básico do básico. Fiz uma lista abaixo pra você:

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

5 respostas em “Trabalhar com fotografia vale a pena?”

A experiência vem com o tempo. Os bons fotógrafos de hoje podem ter sido medíocres quando fizeram seus primeiros ensaios. Há fotógrafos que estão há décadas no mercado e continuam fazendo ruins trabalhos. Voto na determinação, no olhar, na sensibilidade, e na leitura de bons artigos sobre fotografia também. Ah, e que os veteranos tenham a humildade de nos ensinar um pouco do que sabem, como você, Neto Macedo. Abraços….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *