Categorias
Fotografia Analógica Quizzes

Descubra seu perfil de fotógrafo analógico: quiz

Ainda na dúvida sobre que tipo de câmera é a mais indicada para os seus objetivos? Seus problemas acabaram! Conheça o teste que criei para ajudar você na sua escolha. Por isso, deixe-se guiar pelas visões do nosso oráculo matemático e descubra seu perfil de fotógrafo analógico respondendo ao quiz abaixo.

Que tipo de queimador de filme você é?


Que tipo de queimador de filme você é?

Pergunta 1 de 6.

Na hora de fotografar, dinheiro é:

Meu orçamento é tranquilo, mas não quer dizer que vou gastar todo o meu dinheiro. Se eu consigo encontrar um meio termo entre custo e qualidade, acho ótimo.
Minha grana é escassa. Estou sempre atrás de gastar o mínimo possível e por isso acabo escolhendo as câmeras e filmes mais baratos. Não gosto ou não posso gastar muita grana com fotografia.
Dinheiro é algo que emprego e uso sem parcimônia. Quero sempre ter os melhores equipamentos e todos os acessórios a que eu tenha direito. Qualidade acima de tudo.
Dinheiro não é um problema. Quero mesmo é comprar tudo o que eu sentir que preciso (e o que nao preciso também). Sou um colecionador!
Pergunta 2 de 6.

Você se considera um nerd?

Sou um nerd meio termo. Devorar livros não é tudo o que faço. Também gosto de ver o mundo e me socializar.
Sou um nerd e acima de tudo, um colecionador. Tudo o que o dinheiro puder comprar, o importante mesmo é ter os equipamentos que amo e saber tudo sobre eles.
Sim, sou um nerd e adoro estudar tudo o que amo a fundo. Gosto de me aprofundar e aprender sobre todos os detalhes das coisas.
Não, gosto mesmo é de viver as coisas e aprender sobre elas enquanto conheço pessoas e lugares. O mundo é meu laboratório e eu vivo vagando por ele.
Pergunta 3 de 6.

O que você pensa sobre montar cenas para fotografar?

O instante decisivo deve ser puro e imaculado. Como fotógrafo evito ao máximo dar qualquer direção às pessoas e prefiro fazer fotos das coisas enquanto elas acontecem, com o mínimo de interferência.
Sou acima de tudo um surrealista acima de tudo. Independente da câmera, gosto mesmo é de construir cenários e objetos para poder fotografá-los
Fotografia é mentira que parece verdade. Tudo é montado e eu gosto mesmo é de ter controle sobre o processo.
Eu vejo o mundo e o compreendo. Mas não acredito que consiga mostrar tudo o que vi quando fotografo as coisas sem planejar. Prefiro fotografar coisas que representem melhor as coisas que vi, mesmo que eu tenha que quebrar a espontaneidade montando uma cena e dirigindo pessoas e objetos.
Pergunta 4 de 6.

O que você pensa sobre profundidade de campo?

Profundidade de campo baixa é legal, mas muitas vezes preciso também de ter tudo em foco nas minhas imagens sem ter que fechar demais o diafragma.
Pra mim tanto faz. Gosto mesmo de fazer testes com possibilidades diferentes, então meus objetivos sempre mudam.
Quero destacar objetos do fundo, mas gosto de poder ter tudo em foco sem ter que usar aberturas ridiculamente fechadas, que atrapalham a captação de luz.
Quero mostrar grandes cenários abertos, com o mínimo de objetos em foco.
Pergunta 5 de 6.

Sobre seu acesso a laboratórios e a profissionais que oferecem serviços de revelação e digitalização.

Tenho pouco acesso a laboratórios e profissionais que fazem serviços diferentes do feijão com arroz de revelar e escanear negativos coloridos 35mm em minilabs.
Para mim o acesso não importa pois pretendo ter conhecimentos sobre a parte de laboratório, podendo inclusive fazer todo o processo em casa.
Moro em um grande centro e possuo acesso relativamente fácil a profissionais que podem revelar e escanear inclusive formatos pouco ortodoxos, como as chapas de grande formato.
Acesso a serviços? Nada disso. Quero montar meu próprio laboratório em casa e ser 100% autossuficiente em todos os processos analógicos.
Pergunta 6 de 6.

Sobre as cenas que você gosta de fotografar, qual se aplica melhor?

Gosto de ter liberdade para me movimentar durante a fotografia, assim como também gosto que meus assuntos se movimentem. No entanto, nada rápido demais, afinal, preciso de tempo para planejar o que vou fazer.
Só fotografo objetos inanimados e pessoas em repouso ou absolutamente paradas. Movimento dos assuntos não é algo que me preocupa.
Os assuntos estão sempre em movimento, às vezes rápido. Muitas vezes as coisas acontecem rapidamente e eu tenho que tomar decisões velozmente.
Fotografo vários tipos de assuntos e eles variam de totalmente parados a completamente móveis. O mais importante mesmo é eu ter inúmeros equipamentos que atendam várias situações diferentes.

Próxima pergunta 1 de 6

All 6 questions completed!


Share results:

Que tipo de queimador de filme você é?

Receba mais no seu email!

Assine minha newsletter e receba mais posts como este direto no seu email.
Não se preocupe, política zero de spam.

Breve explicação sobre este teste de perfil

Em primeiro lugar, o quiz “descubra seu perfil de fotógrafo analógico” é uma brincadeira com toques de verdade. Em outras palavras, ao fazer o teste tento adivinhar se o seu perfil como fotógrafo analógico, mas não significa que você deve levar o resultado à risca. Na dúvida, refaça o quiz!

Quiz: descubra seu perfil de fotógrafo analógico. Neto Macedo segurando câmera analógica de médio formato
De curiosidade, meu perfil no teste é o “retratista semi flexível”.

Aproveito para indicar uma aula completa de fotografia que disponibilizei no YouTube sobre retratos, planejamento das imagens e fotografia analógica.

Um último pedido: se você se divertiu com esta brincadeira, mande pra um amigo que fotografa com câmeras analógicas!

Assine o meu canal de conteúdo analógico no Telegram. Ou receba tudo por email, o que você preferir.

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

3 respostas em “Descubra seu perfil de fotógrafo analógico: quiz”

No meu caso também acertou em cheio. Adoro capturar instantes decisivos, mas também me preocupo com qualidade da imagem, apesar de não me martirizar quando a captura não é perfeita. Inclusive, a câmera Pentax k1000 que ilustra esse perfil é justamente a que eu uso desde 1996.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *