Aprenda Fotografia: Dicas, Artigos e Tutoriais.

Menu & Search

Como funciona a câmera #1 – Introdução

28 de novembro de 2014

Independente de qual tipo seja o seu equipamento, se você quer levar fotografia a sério você deve ser capaz de entender a sua câmera e como ela funciona. Assim você fica próximo de dominar a sua máquina, e não o contrário.

Câmera desmontada - TLR

Este artigo é composto de  5 partes:


Esta parte do post é para Nerds. Pessoas curiosas que se interessam por conhecimento além do necessário. Você pode pular pra a segunda parte se não quiser ou não tiver tempo para ler sobre como funciona uma câmera.

Buraco de Agulha, Pinhole, Câmara Escura

Clique para ampliar

Apesar do que se pode pensar, a tecnologia necessária para se gerar uma imagem dentro de uma caixa preta não é recente. Ela existe desde o início dos tempos e é um fenômeno da física. O fenômeno da câmara escura provavelmente foi observado por olhos humanos uma primeira vez quando o primeiro de nossa espécie se encontrava dentro de uma caverna escura com um pequeno furo por onde a luz entrava. Na parede da caverna estaria uma projeção da paisagem presente do lado de fora. Mal sabia ele que estava dentro de uma câmara escura rudimentar.

Uma câmera fotográfica é nada mais que uma caixa preta escura, com um pequeno furo para entrada de luz. Qualquer câmera e qualquer artefato que projete uma imagem da maneira como enxergamos.

Em seu “Mito da Caverna”, há 2800 anos, Platão já utilizava o princípio da câmara escura para explicar seus pensamentos.

Mas qual sentido faz isto? Porque um espaço fechado e escuro com um furinho em um dos lados consegue esta façanha de ter uma imagem projetada na parede oposta como na figura ao lado?

Veja a figura abaixo:

Como funciona uma câmara escura, Pinhole, Buraco de Agulha

EXEMPLO 1 – Temos dois elementos: a fonte de luz (sol) e a pessoa posicionada na frente da caixa. Imagine um único raio de sol que atinge o ponto A no rosto da pessoa e então é refletido para todos os lados. O mesmo acontece  no ponto B. Agora imagine milhões de raios de sol atingindo milhões de pontos na pessoa sendo refletido para todos os lados: o que temos refletido na parede da caixa é somente uma imagem disforme, ou pra ser mais direto: um borrão claro.

EXEMPLO 2 – No segundo exemplo, a caixa deixa de ter uma de suas paredes completamente aberta, passando a ter somente um furo bem pequeno. A parede interrompe a entrada da maioria dos raios de luz que são refletidos no corpo do modelo, permitindo a entrada somente dos raios de luz que vêm na direção correta, e assim a imagem é formada com nitidez.

Este é o funcionamento básico de qualquer câmera, do iPhone a uma Canon 5D Mark III. Você pode criar este fenômeno na sua casa, em qualquer cômodo que tenha entrada de luz. É incrível a sensação de se estar dentro de uma câmera fotográfica. Quer saber como fazer isto? Veja o vídeo abaixo:

Nem toda câmara escura é uma câmera fotográfica, mas toda câmera fotográfica é uma câmara escura.

Uma câmera fotográfica é composta por três elementos básicos. Isto quer dizer que qualquer uma delas sempre terá todos estes três elementos:

  1. obturador: parte mecânica que controla o tempo que a luz fica entrando na câmera;
  2. conjunto óptico: parte que organiza os feixes de luz e que também controla a quantidade de luz a entrar de uma só vez;
  3. elemento sensível: parte mais ou menos sensível à luz que grava a imagem projetada em cima de si.

Na próxima parte da série, saiba o que faz uma câmara escura se tornar uma câmera fotográfica. Falarei sobre o sensibilidade (ISO) do sensor/filme, o elemento que registra e guarda a imagem projetada dentro de uma câmera.

Comentários

comentários

Tags de posts
Post relacionado
Como obter o máximo de nitidez de sua objetiva

Como obter o máximo de nitidez de sua objetiva

Saiba como extrair o máximo de nitidez da sua objetiva…

Vídeo: Fotografia de Paisagens – Presidente Kubitschek

Vídeo: Fotografia de Paisagens – Presidente Kubitschek

Saímos de Diamantina e fomos rumo a Presidente Kubitschek, fotografar…

Vídeo: Fotografia de Paisagens – Conselheiro Mata

Vídeo: Fotografia de Paisagens – Conselheiro Mata

Num passeio por Conselheiro Mata, distrito de Diamantina, MG, mostro…

5 comentários neste post

  1. […] I – Introdução: Como funciona a câmera fotográfica […]

  2. […] I – Introdução: Como funciona a câmera fotográfica […]

  3. […] Continue lendo Por Neto Macedo em Teoria e técnica 2 Comentários […]

  4. […] I – Introdução: Como funciona a câmera fotográfica […]

  5. […] I – Introdução: Como funciona a câmera fotográfica […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite e aperte enter para pesquisar