Categorias
Como operar a câmera no manual Teoria e técnica

Como operar a câmera no modo manual – Introdução

Independente de qual tipo seja o seu equipamento, certamente você quer levar fotografia a sério se veio parar aqui. Para isso você deve ser capaz de entender como operar sua câmera no manual e como ela funciona. Em outras palavras você fica próximo de dominar a sua máquina, e não o contrário.

Independente de qual tipo seja o seu equipamento, certamente você quer levar fotografia a sério se veio parar aqui. Para isso você deve ser capaz de entender como operar sua câmera no manual e como ela funciona. Em outras palavras você fica próximo de dominar a sua máquina, e não o contrário.

Este artigo é composto de  5 partes:

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

O modo manual da câmera é igual em todas as câmeras

Esta parte do post é para Nerds. Pessoas curiosas que se interessam por conhecimento além do necessário. Você pode pular pra a segunda parte se não quiser ou não tiver tempo para ler sobre como funciona uma câmera. Entretanto, acho que você não estaria aqui se não fosse alguém estudioso.

Primeiro de tudo, a tecnologia necessária para se gerar uma imagem dentro de uma caixa preta não é nada nova. Certamente ela existe desde o início dos tempos e é um fenômeno da física.

Diagrama de como funciona uma câmara escura

O fenômeno da câmara escura provavelmente foi observado por olhos humanos uma primeira vez quando o primeiro de nossa espécie se encontrava dentro de uma caverna escura com um pequeno furo por onde a luz entrava. Na parede da caverna estaria uma projeção da paisagem presente do lado de fora. Talvez ele nem soubesse que estava dentro de uma câmara escura rudimentar.

Uma câmera fotográfica é nada mais que uma caixa preta escura, com um pequeno furo para entrada de luz.

Uma câmera fotográfica na Grécia antiga?

Em seu “Mito da Caverna”, há 2800 anos, Platão já utilizava o princípio da câmara escura para explicar seus pensamentos.

Mas qual sentido faz isto? Porque um espaço fechado e escuro com um furinho em um dos lados possibilita esta façanha projetar uma imagem na parede oposta como na figura ao lado?

Por exemplo, veja a figura abaixo para entender:

Como funciona uma câmara escura, Pinhole, Buraco de Agulha

EXEMPLO 1 – Temos dois elementos: a fonte de luz (sol) e a pessoa posicionada na frente da caixa. Imagine um único raio de sol que atinge o ponto A no rosto da pessoa e então é refletido para todos os lados. O mesmo acontece  no ponto B. Agora imagine milhões de raios de sol atingindo milhões de pontos na pessoa sendo refletido para todos os lados. Consequentemente o que temos refletido na parede da caixa é somente uma imagem disforme, ou pra ser mais direto, um borrão claro.

EXEMPLO 2 – No segundo exemplo, a caixa deixa de ter uma de suas paredes completamente aberta, passando a ter somente um furo bem pequeno. A parede interrompe a entrada da maioria dos raios de luz que são refletidos no corpo do modelo, por isso permite a entrada somente dos raios de luz que vêm na direção correta (os que passam pelo furo), e assim a imagem é formada com nitidez.

Não entendi, o que isto tem a ver com operar a câmera no modo manual?

Este é o funcionamento básico de qualquer câmera, do iPhone a uma Canon 5D Mark III. Você pode criar este fenômeno na sua casa, em qualquer cômodo que tenha entrada de luz. É incrível a sensação de se estar dentro de uma câmera fotográfica. Quer saber como fazer isto? Veja o vídeo abaixo:

Nem toda câmara escura é uma câmera fotográfica. Por outro lado toda câmera fotográfica é uma câmara escura.

O modo manual da câmera controla sempre 3 variáveis

Toda câmera fotográfica é composta por três elementos básicos. Por isso qualquer uma delas sempre terá:

  1. Conjunto óptico: a parte que organiza os feixes de luz e que também controla a quantidade de luz a entrar de uma só vez. São as lentes das câmeras.
  2. Elemento sensível: a parte sensível à luz que grava a imagem projetada em cima de si. Nas câmeras de antigamente isto era o filme analógico, nas câmeras de hoje um sensor eletrônico.
  3. Obturador: parte mecânica que controla o tempo que a luz é registrada. Este mecanismo controla o que chamamos de tempo de exposição. Assim sendo, é o que faz o barulho quando apertamos o botão de disparo.

O caminho que a luz percorre para fazer a foto em qualquer câmera é justamente o que controlamos no modo manual.

Por exemplo:

  1. a luz passa pela lente, que pode estar com o diafragma (íris) mais aberto ou mais fechado.
  2. a luz fica durante mais ou menos tempo projetando a imagem no sensor.
  3. O sensor registra mais ou menos essa imagem dependendo da sensibilidade ISO maior ou menor.

Em outras palavras, quanto mais luz captada, mais clara a foto, quanto menos luz captada, mais escura a foto. Assim sendo, equilibrar a quantidade de luz a entrar na câmera seria o ideal.

Leia os próximos posts da série

No próximo post da série, saiba o que faz uma câmara escura se tornar uma câmera fotográfica. Falarei sobre o sensibilidade (ISO) do sensor (ou filme). Em outras palavras, o elemento que registra e guarda a imagem projetada dentro da uma câmera. É preciso saber tudo isso para saber como operar a câmera no modo manual.

  1. Introdução: Como funciona a câmera fotográfica
  2. Sensibilidade ISO
  3. Diafragma e a Abertura da Objetiva
  4. Como funciona obturador e tempo de exposição
  5. Fotômetro e exposição

Cursos de Fotografia

Se estiver tendo dificuldades para aprender sozinho como operar a câmera no modo manual, ofereço um Curso Online de Fotografia onde ensino isso e muito mais.

Se você usar o cupom AF25 ganha 25% de desconto na matrícula. Só porque você é leitor do blog!

São mais de 360 minutos de aulas em uma linguagem simples e descomplicada bem fácil de aprender. Você ainda tem direito à uma aula individual de 30 minutos com o professor por vídeo chamada. O conteúdo fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Conheça também meus cursos presenciais clicando aqui.

Comentários no Facebook

Por Neto Macedo

Neto Macedo é fotógrafo e professor há dez anos. Mantém o Aprenda Fotografia por amor à arte de fotografar e oferece cursos presenciais por todo Brasil, além de cursos de online desde o básico ao avançado.

2 respostas em “Como operar a câmera no modo manual – Introdução”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *